Sara Silva, L’Oréal. Geração Z: qualificada, mas pouco preparada?

Sara Silva, directora de Relações Humanas da L’Oréal, acredita que «com a força de trabalho a tornar-se cada vez mais multigeracional, é essencial reconhecer e valorizar as contribuições únicas que cada geração traz para o ambiente de trabalho».

 

«Mais um Barómetro, mais surpresas – ou talvez não –, sobre a realidade do nosso mercado de trabalho. Nesta edição, uma vez mais surge o tema da diversidade geracional nas nossas empresas. Para 52% dos respondentes, as alterações demográficas estão a ter um impacto significativo ou muito significativo nas empresas. Com a força de trabalho a tornar-se cada vez mais multigeracional, é essencial reconhecer e valorizar as contribuições únicas que cada geração traz para o ambiente de trabalho.

É essencial não generalizar, mas a realidade é que este barómetro revelou uma percepção intrigante sobre a geração Z. Apesar de 52% dos inquiridos a considerarem a mais qualificada, paira a sombra da falta de preparação.

Esta aparente contradição leva-nos a questões cruciais: será que o foco em qualificações técnicas, em rankings das universidades, obscurece a valorização de skills socio-emocionais e de experiência prática? Paralelamente, 62% dos respondentes acreditam que a geração Z exige mais e entrega menos. Esta percepção, justa ou não, evidencia a necessidade de uma comunicação aberta com total segurança psicológica sobre expectativas mútuas entre as empresas (com pessoas de todas as gerações) e os jovens talentos.

É preciso ir além da mera coexistência entre gerações e cultivar um ambiente de confiança, respeito, diálogo e aprendizagem mútua. As empresas que souberem conciliar experiência com novas perspectivas estarão mais preparadas para os desafios do futuro.»

 

Este testemunho foi publicado na edição de Outubro (nº.166) da Human Resources, no âmbito da LV edição do seu Barómetro.

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