Sara Silva, L’Oréal: «Os líderes têm sobre si a responsabilidade de inspirarem e de serem o motor de crescimento»

Na análise aos resultados da 50.ª edição do Barómetro da Human Resources, Sara Silva, directora de Relações Humanas na L’Oréal, salienta que «nas empresas, os líderes têm sobre si a responsabilidade de inspirarem e de serem o motor de crescimento, não só do negócio, mas também das pessoas que gerem. Alguma vez estarão totalmente preparados?».

 

«Quando pensamos que já fizemos tudo pelas lideranças, que já lhes demos toda a formação e meios para gerirem o negócio e as suas equipas, eis que somos confrontados com os resultados deste Barómetro. Para 42% das empresas que responderam, a grande maioria das lideranças não estão preparadas para enfrentar os desafios que se avizinham. E para 38%, as lideranças estão preparadas, mas a maioria vai precisar de actualizar as suas competências. Parece estranho? Quase os mesmos valores para sim e não? Para mim, estes valores reflectem a ambiguidade nesta era em que vivemos e trabalhamos.

As lideranças são também, elas próprias, pessoas com dúvidas e incertezas neste mundo que tem muito pouco de previsível e certo. As lideranças são muitas vezes os melhores experts técnicos nas suas funções, a quem é cada vez mais importante avaliar o seu coeficiente de adaptabilidade ou rapidez e agilidade de aprendizagem antes de serem promovidos.

Sim, vivemos um tempo turbulento no País, na economia e na política, na sociedade e no ambiente. Nas empresas, os líderes têm sobre si a responsabilidade de inspirarem e de serem o motor de crescimento, não só do negócio, mas também das pessoas que gerem. Alguma vez estarão totalmente preparados?

Termino com uma palavra de admiração para os líderes que, com humildade e motivação, assumem a sua vulnerabilidade e procuram continuar a aprender diariamente com as suas equipas. Enquanto profissional de RH, tenho a minha missão facilitada quando assim é.»

 

Este testemunho foi publicado na edição de Dezembro (nº.156) da Human Resources, no âmbito da L edição do seu Barómetro.

A revista está nas bancas. Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.

Ler Mais