Se não quer ser burlado, aprenda a reconhecer os sinais das principais fraudes online

Em Portugal, o Portal da Queixa by Consumers Trust conduziu o estudo «A Literacia Digital dos Consumidores em 2023», onde concluiu que, entre os dias 1 de Janeiro e 25 de Abril deste ano, recebeu 4.287 reclamações relacionadas com burlas online. A Check Point Software Technologies, empresa soluções de cibersegurança para empresas e governos a nível mundial, decidiu assim analisar as burlas mais difíceis de reconhecer.

 

As nove principais fraudes a que deve estar atento neste Outono:

1. Falsificações de voz contra contas bancárias: Os burlões de última geração estão agora a gerar artificialmente as vozes dos consumidores e, por telefone, a tentar enganar os prestadores de serviços bancários para movimentar dinheiro. De acordo com o The New York Times, o problema é tão recente que, de momento, ninguém conhece a sua dimensão exacta.

No entanto, pelo menos uma empresa responsável pela monitorização do tráfego de áudio em nome dos maiores bancos dos Estados Unidos relata um aumento significativo das tentativas de fraude por voz este ano, em comparação com anos anteriores. A velocidade de desenvolvimento da IA e os custos relativamente baixos dos programas de IA generativa, juntamente com a ampla disponibilidade de gravações de voz no YouTube, Facebook e noutros websites, criam o conjunto perfeito de condições para as fraudes de IA relacionadas com voz.

 

2. Ataques de criptomoeda do Looker Studio: O Looker Studio é uma ferramenta que pertence à Google, cujas empresas utilizam para desenvolver relatórios personalizados e fáceis de compreender sobre os seus dados. De acordo com a Check Point, os responsáveis pelas burlas estão agora a utilizar a ferramenta para construir páginas falsas de criptomoedas que são entregues às vítimas por email. As vítimas são informadas de que as páginas falsas oferecem estratégias de investimento concebidas para produzir retornos significativos.

Depois de os destinatários do email clicarem numa ligação, são levados para uma página de início de sessão, que diz que têm de iniciar sessão na sua conta de criptomoedas, caso contrário, arriscam-se a perder o acesso à mesma. No entanto, a página de login foi projectada para roubar credenciais. Resumindo, como os golpes do Looker Studio são enviados através do Google, passam por todas as verificações de segurança padrão e os indivíduos podem sofrer roubos que agregam grandes quantidades de dinheiro. Os destinatários de emails do Google/Looker Studio devem estar atentos.

 

3. Fraudes de emprego no LinkedIn (e outras redes sociais corporativas): Mais de 100 milhões de vagas são enviadas para o LinkedIn a cada segundo, e pode ser difícil distinguir as verdadeiras das falsas. Quase dois terços dos candidatos a emprego na Grã-Bretanha foram alvo de oportunidades falsas, noticiou a BBC. Apesar da sua popularidade, os anúncios de emprego falsos não se limitam ao LinkedIn, pois existem em todos os websites de procura de emprego. Este tipo de burlas segue predominantemente dois padrões principais.

Primeiro, acabam por levar os utilizadores para uma espécie de página de destino, onde lhes é pedido que descarreguem um recurso, façam login e forneçam dados pessoais. Depois, solicitam aos candidatos a emprego «seleccionados» que forneçam uma remuneração financeira o mais rapidamente possível, prometendo que serão reembolsados (esquemas de pagamento antecipado). Os candidatos a emprego são aconselhados a estar atentos, a assegurarem-se de que determinada organização existe realmente e a confirmarem que os dados de contacto da organização são verdadeiros.

 

4. Chamada de emergência de “entes queridos”: Os burlões estão a usar a inteligência artificial como arma para clonar vozes de modo a ficarem semelhantes às dos entes queridos do seu alvo. Em pelo menos um incidente, um cibercriminoso ligou à mãe de uma jovem, fingindo que tinha a sua filha sob sua custódia e que a mataria se a mãe não interviesse. Os autores do rapto exigiram um resgate de um milhão de euros. Inicialmente, a polícia considerou o incidente como uma brincadeira. No entanto, desde então, a mãe pediu ao Congresso dos Estados Unidos e aos líderes tecnológicos que tomassem medidas para ajudar a impedir que os criminosos abusassem das tecnologias emergentes de IA.

Acontece que este tipo de esquemas não é invulgar nos Estados Unidos e, de 36 mil relatórios, mais de 5000 vítimas perderam mais de 11 milhões de euros. Para se protegerem contra as fraudes de clonagem de voz, o CISO Pete Nicoletti recomenda que as famílias adoptem um sistema de «palavras de código». Os membros da família que suspeitarem de uma fraude devem sempre ligar de volta para a pessoa para verificar a autenticidade da chamada. Além disso, as contas das redes sociais devem ser definidas como privadas, uma vez que as informações disponíveis publicamente podem ser facilmente utilizadas contra as pessoas.

 

5. Fraudes com fornecedores falsos: Na Ásia, novas fraudes de falsificação de identidade conduziram recentemente a perturbações nas empresas e a perdas financeiras. Os responsáveis têm-se feito passar por colaboradores de escolas e têm enganado as empresas, levando-as a efectuar pagamentos a falsos fornecedores. As pessoas que se estão a passar por colaboradores escolares telefonam ou enviam mensagens de texto às empresas para pedir que os materiais sejam entregues na escola num curto espaço de tempo.

Como as empresas não têm o volume necessário de material disponível para satisfazer os pedidos, os burlões fornecem às empresas os contactos de falsos fornecedores. As vítimas pagavam então as encomendas aos falsos fornecedores. As empresas descobriram a fraude depois de as escolas verdadeiras se terem recusado a pagar-lhes uma encomenda fictícia. Um empresário perdeu perto 27 mil euros. As empresas devem adoptar protocolos de precaução para ajudar os funcionários a detectar e evitar fraudes.

 

6. Fraudes no Craigslist: Para os potenciais inquilinos, navegar pelas burlas imobiliárias faz agora parte do processo. Entre a inflação, o elevado custo de vida e a escassez de habitação, as pessoas tornaram-se vulneráveis à medida que se esforçam por encontrar o que precisam com um orçamento apertado. Os burlões estão a aproveitar-se do medo, da dúvida e do desespero das pessoas através de esquemas elaborados no Craigslist.

Para evitar este tipo de burlas, as pessoas podem começar por pesquisar no Google o endereço de uma unidade, certificando-se de que o nome do senhorio ou do agente imobiliário corresponde ao da habitação. Se se encontrarem com um senhorio, os indivíduos podem procurar provas de que o senhorio é proprietário da habitação, contactando um gabinete de avaliação fiscal local, um colaborador do Governo ou uma agência local. Além disso, as pessoas devem estar cientes dos prazos e dos pedidos de pagamento apressados antes de visitarem uma propriedade.

 

7. Fraudes de empreiteiros de obras: De acordo com um novo estudo, 10% dos norte-americanos já foi vítima de uma burla de um empreiteiro. Este tipo de burla atinge pessoas de todos os estratos socioeconómicos e afecta todos os tipos de proprietários de casas. Uma das fraudes mais comuns envolve a cobrança excessiva de materiais. Um empreiteiro compra uma quantidade excessiva de um material, cobra o custo total ao proprietário da casa e depois devolve os materiais não utilizados à loja, ficando com o reembolso.

Em fraudes semelhantes, os empreiteiros cobram aos proprietários de casas materiais de trabalhos anteriores, substituem-nos por materiais mais baratos. Noutros casos ainda, os empreiteiros aceitam grandes depósitos iniciais e depois desaparecem. Há um número infindável de maneiras pelas quais podem enganar os proprietários de casas. Os sinais de alerta a que se deve estar atento incluem empreiteiros não solicitados que afirmam estar «na vizinhança» e disponíveis para trabalhar em determinados tipos de projectos, empreiteiros que pedem que obtenham licenças de trabalho, empreiteiros que não oferecem orçamentos por escrito e empreiteiros que não fornecem um contrato completo.

 

8. Fraudes jurídicas: Este tipo de burlas é muitas vezes executado de forma criativa e, tal como acontece com muitas das burlas desta lista, variam na sua natureza exacta. A pessoa que telefona pode afirmar ser um representante ou um colaborador do tribunal, como por exemplo um juiz administrativo. As vítimas podem ser informadas de que devem dinheiro a uma determinada entidade por terem faltado a uma audiência e/ou que o pagamento é a única forma de evitar uma detenção iminente. As vítimas sentem-se então forçadas a efectuar pagamentos por telefone.

Embora este tipo de fraude não seja novo, as autoridades dizem que os burlões estão a tornar-se mais sofisticados e persistentes em relação a estas fraudes. As autoridades policiais aconselham qualquer pessoa que receba este tipo de chamada a desligar imediatamente. Considere a possibilidade de comunicar chamadas suspeitas (ou emails) às autoridades.

 

9. Fraudes com combustíveis: Este tipo de burla é ciber-física, pois os burlões abordam indivíduos desprevenidos que estão a abastecer os seus veículos em estações de serviço, oferecendo-se para pôr a gasolina ou para devolver o bocal à bomba. Em vez de devolverem o bocal, os burlões usam o bocal ainda activo para bombear gasolina para um novo cliente, a quem cobram pelo serviço. Desta forma, os burlões não só retiram dinheiro da conta bancária da vítima inicial, como também obtêm receitas de uma segunda vítima. Alguns suspeitos têm-se apoderado agressivamente das mangueiras de gasolina das vítimas depois de estas terem recusado uma oferta de assistência.

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