
Se vai liderar uma reunião online, não se esqueça destas três regras
Prestar atenção à maneira como se apresentam em chamadas em vídeo é importante para os líderes, mas é preciso ir além da roupa ou plano de fundo do vídeo, pois existem outros factores que podem prejudicar.
A Forbes partilhou três atitudes que podem estar a prejudicar a sua liderança em reuniões online e como melhorar.
1. Problemas técnicos
Quando se trata de tecnologia, tente verificar se o programa está a funcionar mesmo antes de precisar dele. Verifique descarregou o software correctamente e se o vídeo e o microfone funcionam. Verifique ainda as opções e ferramentas que podem melhorar a chamada antes de continuar.
As dificuldades técnicas frustram as pessoas. E, independentemente de serem sua culpa ou não, pode ser difícil para as pessoas dissociá-lo das dificuldades. Reserve um pouco mais de tempo antes da chamada do Zoom para testar a tecnologia e garantir uma reunião tranquila.
2. Falar ao mesmo tempo que as outras pessoas
Muitas vezes nas reuniões online, a internet está lenta ou há um delay de som. Ou seja, pode demorar mais para que os comentários de outras pessoas sejam transmitidos e ouvidos. Se perceber isso, tente resistir ao impulso de começar a falar imediatamente depois de achar que a outra pessoa terminou o pensamento. Também pode reconhecer o intervalo de tempo e sugerir aos participantes que indiquem quando concluírem seus pensamentos para que os outros saibam quando podem intervir.
3. Não silenciar o microfone
Os líderes não devem ser os únicos a falar, devem ouvir também. Se não estiver a falar, silencie o microfone. Isto é especialmente importante se estiver numa casa barulhenta ou num local público. Os ruídos perturbam e podem prejudicar a reunião.