Secretarial & Business Support: Descubra quais os perfis mais procurados

De acordo com o estudo anual sobre as principais tendências do mercado de trabalho para o próximo ano para quadros executivos em empresas de grande dimensão da Michael Page, a adaptação ao trabalho remoto mantém-se como uma prioridade no contexto organizacional. assiste-se também à resistência por parte de algumas organizações em ter os colaboradores que desempenham funções de Suporte em regime de trabalho híbrido, o que se traduz, inevitavelmente, numa perda de competitividade no momento de atracção de novo talento.

 

Seguindo a tendência do último ano, regista-se uma crescente especialização dos perfis que desempenham funções de Assessoria o que se traduz num aumento gradual dos pacotes remuneratórios destas funções. A procura de perfis dinâmicos e com competências de real suporte ao negócio, com background em áreas de formação como Direito, Gestão, Línguas e Literatura, é valorizada pelos empregadores, assim como a capacidade de trabalho de forma autónoma e o pensamento crítico.

Tendo em conta que os perfis de suporte continuam a ser parte integrante de equipas multidisciplinares onde a riqueza de ideias é vista como uma grande mais-valia, a fluência em Idiomas continua a ser considerada um requisito chave.

Relativamente às tendências salariais, nos últimos anos verificou-se uma crescente procura de perfis e competências administrativas por parte das organizações, justificada pela crescente aposta de empresas multinacionais em Portugal com referências salariais superiores às do mercado nacional. Em termos de remunerações, como exemplo, a função de secretária de CEO e de Presidência pode auferir o valor oito mil euros por ano. Os perfis qualificados nesta área registaram um aumento entre os 5% e os 10%.