Sectores com maior empregabilidade em Portugal

Um estudo recente da A3ES revela que a Engenharia Informática e a Saúde são as áreas de maior empregabilidade, mas em Outubro Portugal mostrou precisar de financeiros.

Os cursos de engenharia informática e saúde lideram a lista dos que garantem maiores possibilidades de emprego, de acordo com um estudo agora divulgado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). Mas a análise das ofertas de emprego divulgadas durante o mês de Outubro, segundo o “Expresso”, demonstra uma clara mudança no cenário que até vem sendo habitual.

Apesar das engenharias continuarem a liderar o número de ofertas divulgadas, a procura de perfis ligados à economia, finanças e até gestão, destronou no mês passado a posição de destaque ocupada habitualmente pelos profissionais do marketing e vendas. Uma tendência de reforço das empresas nas suas áreas financeiras que deverá manter-se em 2013, com a perspetiva já anunciada de algumas empresas do sector da banca concretizarem operações de recrutamento.

Mas além da dinâmica registada em Outubro na procura de financeiros, economistas e gestores, o mercado continua a contrariar a conjuntura para vários outros sectores. Os engenheiros informáticos e especialistas em tecnologias de informação continuam entre os perfis mais procurados e os profissionais mais ligados às áreas comerciais, do marketing e vendas, ainda que tenham sido no mês passado ultrapassados nas ofertas pelos financeiros, continuam a registar um considerável número de ofertas por parte das empresas.

pub


Comentários
A carregar...