Segurança Social vai pagar Apoio Extraordinário ao Rendimento dos Trabalhadores esta quinta-feira

A Segurança Social recebeu este mês 42 mil pedidos de apoio destinados aos trabalhadores independentes, sócios-gerentes de empresas e outros trabalhadores que se encontravam desprotegidos em Julho, mês em que o país se encontrava na quarta vaga da pandemia, adianta o jornal Público.

 

De acordo com dados do Ministério do Trabalho, dos 41.547 pedidos recebidos pela Segurança Social, dois terços referem-se ao Apoio Extraordinário ao Rendimento dos Trabalhadores (AERT), a prestação que abrange tanto trabalhadores independentes e empresários em nome individual com quebras de rendimento, como trabalhadores com descontos intermitentes, desempregados sem acesso às prestações de desemprego ou que já terminaram o subsídio social.

A publicação revela ainda que à Segurança Social chegaram 26.687 desses pedidos. O Ministério do Trabalho não especificou quantos requerimentos foram ou prevê serem diferidos.

Além dos quase 27 mil pedidos de acesso ao AERT, a Segurança Social recebeu outros 14.793 pedidos de acesso ao Apoio Extraordinário à Redução da Actividade Económica e 67 pedidos de acesso a outra prestação, chamada Medida Extraordinária de Incentivo à Actividade Profissional, que também visa cobrir quebras de actividade de trabalhadores independentes que iniciaram a actividade há menos de um ano, que tenham descontos irregulares ou estejam isentos de contribuições.

A Segurança Social indica, no seu site, que irá pagar as prestações sociais esta semana, quarta e quinta-feira.

A 25 de Agosto serão feitos os pagamentos por transferência bancária do apoio extraordinário à redução da actividade económica e da medida de incentivo. Na quinta, 26 de Agosto, é a vez de o instituto pagar a maior parte das prestações, o AERT.

Ler Mais