Seis factores que , segundo os especialistas, determinam quando é melhor trabalhar em casa

A pandemia de covid-19 fez com que todos nós nos concentrássemos em novas formas de organizar o nosso trabalho.

 

Mais e mais empresas e organizações em todo o mundo estão a considerar como responder à procura de flexibilidade dos seus colaboradores e, ao mesmo tempo, reduzir os custos evitando alugueres caros de escritórios através do teletrabalho.

Existem vantagens e desvantagens em trabalhar em casa e muitos factores que afectam a experiência das pessoas nesse tipo de trabalho, tais como a função desempenhada, a idade e a antiguidade na empresa, se as pessoas têm filhos, se são gerentes ou executores etc.

Para tentar auxiliar as empresas e colaboradores a decidirem sobre os caminhos a tomar, investigadores identificaram seis áreas principais nas quais os lideres das empresas se devem concentrar com vista ao desenvolvimento de estratégias para o trabalho remoto.

“Nós examinamos os prós e os contras de trabalhar em casa entre lideres e colaboradores em empregos do conhecimento em oito países europeus. Fizemos o estudo no início da pandemia e identificámos seis áreas principais que são essenciais para a experiência de diferentes pessoas envolvidas com o trabalho de escritório remoto,” disse a professora Christine Ipsen, da Universidade Técnica da Dinamarca.

Três vantagens e três desvantagens

Os seis factores principais podem ser usados como uma ferramenta para analisar quais as desvantagens devem ser minimizadas e quais os grupos no local de trabalho beneficiam mais com o trabalho em casa.

Vantagens do trabalho em casa:

  • Melhor equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.
  • Maior eficiência, em parte devido a menos interrupções, menos reuniões e menos perda de tempo.
  • Mais controle sobre o próprio trabalho, pausas sempre que necessário, menos interferências.

Desvantagens do trabalho em casa:

  • Limitações do trabalho remoto – por exemplo isolamento, mais tempo na frente do ecrã.
  • Incerteza sobre o trabalho – por exemplo que tarefas precisam ser resolvidas.
  • Ferramentas insuficientes – acesso limitado a documentos, dados, impressoras, etc.

“A maioria das pessoas acha que trabalhar em casa traz benefícios em termos de melhor equilíbrio trabalho/vida pessoal, maior eficiência e mais controle sobre o próprio trabalho. Para a maioria das pessoas, essas três vantagens superam as três principais desvantagens,” concluiu Ipsen.

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