
Sente dificuldade em falar em público? Siga estas dicas para preparar uma boa apresentação
Falar em público é muito importante seja para liderar uma reunião, apresentar um projecto ou dar uma palestra. A arte de bem falar deve ser trabalhada continuamente para que consiga falar em público, atraindo uma audiência e passando de forma eficaz a mensagem que pretende.
Antes da apresentação deve esforçar-se por conhecer bem o seu público, conhecer-se a si próprio, dominar o tema que vai abordar, ensaiar e organizar as ferramentas de suporte para falar em público. O site pme.pt partilhou dicas que vão ajudar a preparar as apresentações.
1. Conheça seu público
É preciso, antes de mais, conhecer bem o seu público para ajustar a comunicação, conteúdo, linguagem, estilo, tom de voz, ferramentas de suporte. Por isso, comece por recolher todas as informações possíveis sobre as pessoas que o irão ouvir para construir o seu discurso em conformidade.
2. Conheça-se a si próprio
O autoconhecimento é fundamental para se sentir à vontade a falar em público, para reduzir hipóteses de erro e imprevistos e crises de ansiedade que só poderiam arruinar a apresentação. Perceba quais são os seus pontos fortes em apresentações orais e maximize-os. Perceba quais são os seus pontos fracos e neutralize-os.
3. Conheça bem o tema
Deve dominar o tema da sua apresentação, só assim poderá fazer uma comunicação eficaz, mostrar a sua autoridade no assunto e, claro, manter-se seguro enquanto fala para o seu público.
4. Ensaie
Mesmo que não tenha receio de falar em público, deve ensaiar o seu discurso para reforçar os seus pontos fortes e corrigir os seus pontos fracos. Pode fazer o ensaio sozinho a falar para o espelho ou frente à sua família e amigos, o que importa é treinar o máximo possível antes do dia X, melhorando o discurso e tom de voz e corrigindo gestos e posturas inadequadas de forma a passar maior credibilidade ao seu público.
5. Organize as ferramentas de suporte
Se está a pensar em usar ferramentas de suporte na sua apresentação oral (como slides), é melhor organizá-las com antecedência.