Sente que a sua equipa tem receio de falar abertamente consigo? Tem de garantir dois factores-chave
Uma das vantagens de equipas diversas é o leque de perspectivas. Que papel desempenham as culturas empresariais e individuais no processo de colaboração e progresso? Que factores estão em causa no que diz respeito ao feedback? A Entrepreneur responde.
Há dois factores-chave que as equipas precisam: segurança emocional para poder partilhar feedback e sugestões honestas, e uma resposta ou reconhecimento por parte das lideranças.
Identificar as influências culturais
São dois os tipos de influências culturais que afectam o nível de conforto quando se trata de falar abertamente. A primeira é a cultura de onde vimos enquanto indivíduos. Isto refere-se não só ao local onde crescemos, mas também à forma como fomos educados. Em algumas culturas, diferentes conceitos de hierarquia podem desencorajar a comunicação aberta com as chefias. Se uma pessoa se sente confortável ou não em ter uma conversa directa – e fornecer feedback ao chefe – depende em parte destas normas culturais individuais.
A segunda cultura em jogo é a do local de trabalho. O medo de falar abertamente pode ser um problema real se passar despercebido no topo. Se não recebe feedback (ou ouve) sugestões da sua equipa regularmente, considere se os colaboradores se sentem confortáveis (ou não) em manifestar-se no seu ambiente de trabalho.
Conselho para os líderes: pare de falar e comece a ouvir
O chefe não tem de ter sempre todas as respostas. É ele quem toma as decisões e assume a responsabilidade, mas isso não significa que terá sempre de encontrar as soluções. Na verdade, não deve mesmo.
Se um membro da equipa lhe apresentar um problema, tente ouvir primeiro a sua opinião, em vez de responder imediatamente. Este simples convite abre a porta a um ciclo de feedback. Isto torna-se uma vitória tripla porque faz algumas coisas de uma só vez:
- Capacita a sua equipa, o que aumenta a confiança e cria um sentimento de pertença;
- Fornece insights e ideias adicionais que talvez não tenha considerado anteriormente;
- Alivia o medo de falar abertamente ao permitir que as pessoas saibam que realmente valoriza as suas opiniões.
Conselhos para os colaboradores: como iniciar a conversa
Se falar abertamente parece difícil, não está sozinho. Talvez tenha crescido num ambiente onde as crianças eram “vistas e não ouvidas”, ou teve um professor que inspirava medo. Esta trajectória de impotência é uma coisa quando se é jovem, mas podem surgir problemas se o acompanharem até à idade adulta, especialmente quando se entra no mercado de trabalho.
É importante trabalhar para ultrapassar este obstáculo, por mais desconfortável que seja. Caso contrário, corre o risco de ser vítima daquilo a que Andy Molinksy, professor de Comportamento Organizacional e Gestão Internacional na Universidade de Brandeis, chama de “responsabilidade da deferência”. Isto refere-se ao fosso entre as culturas deferentes e aquelas que operam de forma um pouco mais flexível quando se trata de hierarquia.
Se tem dificuldade em falar abertamente e se sente desconfortável perto de figuras de autoridade, isso pode prejudicar significativamente a sua capacidade de progredir. A construção de relações é fundamental para ser-se notado, considerado para promoções e progredir. Portanto, a grande questão é: como mudar a sua mentalidade e aliviar o desconforto dessa necessidade profissional?
A autora e apresentadora de podcasts Karin Hurt acredita que um espaço onde as ideias são partilhadas ajuda uma empresa a prosperar. E oferece algumas dicas para falar com a chefia com confiança.
- Lembre-se por que razão o que quer dizer é importante. Reconhecer o porquê dar-lhe-á confiança;
- Não pense em experiências passadas com outras figuras de autoridade que não resultaram. Em vez disso, recorde as experiências positivas que teve quando falou;
- Inicie a conversa dizendo à chefia o quanto se preocupa com a organização. Isto cria uma ligação através de valores partilhados;
- Pense no que pretende do ponto de vista da chefia. Se for um aumento ou mais apoio administrativo, seja capaz de o comprovar com números;
- Valorize o tempo da chefia. Seja educado, pergunte como está a correr o seu dia e vá directo ao assunto.
Se o seu local de trabalho é aquele onde sente que a sua opinião é valorizada, isso diz bem da equipa de liderança. Para os líderes, é importante saber como aproveitar os valores e as perspectivas únicas daqueles que lideram. Concentrar-se na criação e desenvolvimento de uma cultura positiva no local de trabalho torna-se um multiplicador de forças que afecta positivamente a retenção e o sucesso da empresa a longo prazo.