Sente-se à beira do burnout? Ponha em prática (já) estes cinco conselhos. Antes que seja tarde demais…

A saúde mental é, cada vez mais, alvo de atenção pelas pessoas e pela sociedade em geral. Ainda assim, apesar do esgotamento físico e mental ser um dos problemas que afecta jovens e adultos é possível saber como evitar o burnout. O Doutor Finanças partilha algumas estratégias que o ajudam a prevenir o aparecimento deste estado de esgotamento.

Aqui estão elas:

1. Procure apoio
Uma das primeiras acções para saber como evitar o burnout é ter apoio de um psicólogo ou psiquiatra através da terapia. Nesse sentido, a terapia ajuda a compreender e enfrentar os problemas tendo por base comportamentos e pensamentos de cada pessoa. Por outro lado, desabafar com amigos e familiares também pode ajudar a lidar com problemas pessoais ou laborais.

2. Fale com o seu chefe
Antes de mais, a comunicação é fundamental para transmitir ideias e também para resolver conflitos e problemas. Falar com o seu chefe ou gestor de equipa sobre o que sente e delinearem, em conjunto, formas de melhorar o seu trabalho resulta numa maior produtividade e melhor ambiente laboral.

3. Descanso é fundamental
O sono é essencial para a saúde, logo poucas horas de sono por noite fazem com que o seu cansaço aumente. Por outras palavras, o cansaço leva à exaustão e ao esgotamento.

4. Faça exercício físico
Outra das estratégias para saber como evitar o burnout é através do exercício físico. A actividade física traz vários benefícios para a saúde, assim como a melhoria da qualidade do sono, o aumento da concentração, a diminuição do stress.

Pode optar por fazer actividades que permitam relaxar como ioga ou meditação. Da mesma forma, exercitar o corpo com qualquer exercício físico melhora a sua saúde mental.

5. Defina uma rotina diária
Para várias pessoas pode ser difícil separar a vida pessoal da profissional. No entanto, é aconselhado definir uma rotina diária para dormir, fazer exercício físico e para não trabalhar. Acima de tudo, isto faz com que tenha um equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Ler Mais