Sentiu que hoje os influencers estiverem menos activos nas redes sociais? Esta pode ser a justificação Era capaz de estar 24 horas sem publicar conteúdos nas redes sociais?

Como revelou o mais recente estudo de Dove, nove em cada 10 jovens portugueses já foi exposto a conteúdos de beleza tóxicos nas redes sociais, incluindo conteúdos que incentivam a automutilação (25%). Consciente desta realidade, a marca avança com uma iniciativa no Dia Mundial das Redes Sociais, desafiando os influenciadores a ficarem desligados das mesmas, sem partilhar conteúdos, pelo menos, durante 24h.

 

A ideia será gerar um apagão online que tem o objectivo de consciencializar a comunidade digital para a forma nociva como se está a dar uso a estas plataformas.

Maria Matos, responsável pelo Projecto Pela Autoestima de Dove em Portugal, justifica a iniciativa da marca, «cada vez mais jovens dizem-se viciados nas redes sociais e oito em cada 10 admite mesmo que prefere comunicar com outras pessoas através destas plataformas do que pessoalmente».

«A Dove considera que estes dados são preocupantes e é por isso que lançou esta iniciativa, quer que os jovens percebam como é importante haver momentos em que se desconectam dos ecrãs para viverem um presente onde não existem filtros», explica.

É por isso que, no Dia Mundial das Redes Sociais, a marca faz chegar às principais agências de influenciadores em Portugal uma carta escrita, na primeira pessoa, por uma influenciadora portuguesa e embaixadora de Dove, Catarina Cabrera, que, desde muito jovem, é impactada negativamente pela pressão das redes sociais na sua saúde mental.

Catarina Cabrera expõe nesta carta como é que os conteúdos tóxicos das redes sociais a têm deixado vulnerável ao longo dos anos e explica como é que tem lutado para contrariar os efeitos nocivos destas plataformas na sua autoestima. Apela, ao mesmo tempo, para que os influenciadores em Portugal se juntem para fazer das redes sociais espaços mais conscientes, de entreajuda e empáticos. Este repto é lançado pela influenciadora em conjunto com Carolina Deslandes e Catarina Raminhos, embaixadoras Dove, que se juntam à iniciativa.

O “apagão nas redes sociais” promovido por Dove é acompanhado de uma petição internacional cujo objectivo é regulamentar as redes sociais no Parlamento Europeu, balizando que comportamentos devem ser admitidos nestas plataformas e que comportamentos devem ser considerados nocivos e repensados.

Ler Mais