Conheça as tendências de recrutamento em 2022 no sector que esteve em destaque este ano, o da Saúde

Segundo o estudo anual da Michael Page sobre a evolução das principais tendências de recrutamento para o próximo ano para quadros executivos, em empresas de grande dimensão, o sector de Healthcare & Life Sciences é um dos principais protagonistas do último ano, tendo ficado clara a sua importância e o foco que continuará a ter nos próximos anos.

 

O estudo mostra que ao nível dos perfis de direcção, o perfil comportamental tem sido bastante importante face à liderança que estas funções têm de assumir neste período tão complexo e perante o desafio de continuar num ambiente incerto, onde as relações entre os profissionais de saúde continuarão a transformar-se, exigindo novos tipos de competências.

Devido à grande procura por profissionais séniores, estes conquistaram uma boa vantagem nas negociações salariais e a resistência à mudança é notória em determinadas posições. Um pacote salarial atractivo, a reputação da empresa e o trabalho flexível são factores decisivos na atracção e retenção dos talentos do sector.

Para funções mais estratégicas, tem-se assistido a um aumento do pacote salarial base, dada a dificuldade de atracção deste tipo de perfis.

Em 2021 observou-se uma maior receptividade dos candidatos a novos projectos, mantendo-se a procura de desafios sólidos em empresas estáveis. Um salário justo, a boa reputação da empresa e o trabalho flexível continuam a ser factores decisivos para atração e retenção de talento.

Nas funções comerciais, um Business Unit manager (cargo máximo) pode auferir desde 64.400 a 130 mil euros, no departamento médico, um director médico pode atingir também os 130 mil euros, enquanto nas funções técnicas e de suporte um responsável de Regulatory Affairs, pode auferir até 65 mil euros.

Ler Mais