Serão estes os perfis mais procurados no sector do Retalho este ano

De acordo com dados do Guia do Mercado Laboral 2022 da Hays, o sector do Retalho segue uma trajectória bastante acentuada de desenvolvimento. As empresas aproveitaram o contexto actual para avançar com reestruturações internas, apostar na inovação e crescer. Uma tendência que abrange tanto as lojas físicas como o e-commerce, que está em clara ascendência.

 

Patrícia Machado, senior consultant na Hays, explica que «neste contexto, a aposta no recrutamento recai sobre perfis com experiência em comércio digital, mas também em funções com capacidade para analisar as tendências de mercado.»

«A aposta no e-commerce é desde logo evidente na procura por profissionais com experiência consolidada nesta área, nomeadamente com perfil estratega, comercial e de gestão de equipas. A grande dificuldade está em reter estes talentos, já que existe uma grande procura neste momento, e em acompanhar os aumentos salariais significativos», acrescenta.

As previsões de expansão vão manter-se durante o ano de 2022, muito devido à entrada de multinacionais no mercado português e à continuação da expansão de grandes retalhistas em território nacional.

De salientar também que as «novas abordagens ao comércio tradicional, com a criação de lojas tecnologicamente avançadas, poderão redefinir aquilo que serão os perfis e as competências mais valorizadas. Estas tendências, de expansão e de inovação em prol de serviços mais rápidos e mais cómodos, vão ditar uma crescente procura pelas funções de director de Loja e de E-Commerce Manager, mantendo a realidade verificada em 2021», explica Patrícia Machado.

Isto terá outras consequências, nomeadamente ao nível da remuneração destes profissionais que, segundo Patrícia Machado «vai criar mais exigências às empresas, tendo estas que tornar os seus pacotes salariais mais atractivos para que conseguiam ser mais competitivas no mercado de trabalho, sobretudo no que diz respeito às funções com cariz mais analítico e estratégico».

Ler Mais