Sete dicas para promover um sentimento de pertença nos novos colaboradores

Para quem chega, não há nada pior do que sentir-se perdido. Por isso, não caia no erro de pensar que contratar um novo colaborador implica apenas uma assinatura num papel. Como líder, deve facilitar a integração e convívio na equipa, transmitindo-lhe um sentimento de pertença.

 

A primeira impressão sobre algo ou alguém é determinante e o sucesso, ou insucesso, do recém-chegado colaborador depende do próprio, mas também da atitude do empregador. Assim sendo, a Caixa Geral de Depósitos compilou oito dicas (simples) que deve ter em conta na altura de preparar a integração de um novo colaborador na empresa. Tome nota:

1- Antecipe informações ao novo colaborador por e-mail, nomeadamente com quem deve falar ao chegar no primeiro dia;

2- Prepare a mesa de trabalho do novo colaborador. Além de um espaço e equipamentos, disponibilize as credenciais de acesso a plataformas da empresa e e-mail, além da password da rede Wi-fi;

3- Informe a equipa sobre a chegada de um novo elemento;

4- Mostre-lhe os «cantos à casa»;

5- Realize uma reunião para transmitir a missão, visão, valores, e o espírito e cultura da empresa;

6- Apresente o organograma da empresa e os seus principais projectos e objectivos;

7- Estruture um plano de formação para o novo colaborador.

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