Sete dicas (preciosas) para conduzir uma entrevista de emprego online e recrutar os melhores talentos

Agora que o mundo do recrutamento está mais virado para o digital do que nunca, para evitar reuniões presenciais que possam resultar na propagação da pandemia de Covid-19, existem alguns aspectos a ter em atenção para atrair os melhores talentos do mercado. Quer ser levado a sério e distinguir-se de forma eficaz? 

 

Como empresário, se quiser ter vantagem numa entrevista online terá de aperfeiçoar a linguagem corporal. A postura dos braços e a expressão facial, por exemplo, acabam por deixar escapar o que não é dito e têm influência directa na forma como a sua mensagem é recebida.

Com isto em mente, aprenda a tirar partido da linguagem corporal e a triunfar, segundo o portal de recrutamento flexível FlexJobs, citado pelo “Inc.”:

1- Olhe para a câmara. Deve evitar a todo o custo olhar para si próprio ou para o ecrã do computador. Mantenha o contacto visual com o candidato.

2- Tenha atenção à postura. Evite reclinar demasiado as costas para trás ou escorregar pela cadeira abaixo para não dar a impressão de que se trata de algo informal. Uma boa postura significa que está interessado e envolvido na conversa. Por outro lado, demonstra confiança naquilo que está a dizer.

3- Incline-se ligeiramente. Deve estar a um braço de distância da sua câmara. De vez em quando, incline-se alguns centímetros para a frente para expressar o seu interesse, sobretudo se sentir que se trata de uma potencial contratação.

4- Evite gestos bruscos. O gesticular permanente das mãos durante a conversa pode tornar-se um factor de distracção para o candidato.

5- Cuidado ao cruzar braços. De forma involuntária, pode passar a ideia de que está fechado ou pior… Completamente desinteressado.

6- Acene sempre que considere necessário. Acenar com a cabeça pode ajudar o entrevistado a sentir-se ouvido.

7- Sorria. Quando sorri demonstra que está acessível.

Ler Mais