Sete em cada 10 portugueses acreditam que estas ferramentas podem transformar as suas escolhas de consumo
Segundo um recente estudo realizado pela Wallapop, plataforma de produtos reutilizados, 79% dos portugueses acreditam que as novas tecnologias de Inteligência Artificial e Realidade Aumentada podem ser fundamentais para possibilitar escolhas de consumo mais informadas e responsáveis perante o meio ambiente.
A crescente consciencialização ambiental entre os consumidores tem gerado uma procura por maior transparência sobre o impacto ambiental dos produtos que estes consomem. Segundo o mesmo estudo, nove em cada 10 portugueses manifestaram interesse em que os artigos incluíssem um rótulo “medidor de sustentabilidade”, para que fosse mais fácil para o consumidor comum identificar o nível de responsabilidade ambiental de cada produto.
Com o mesmo objectivo de facilitar as decisões de compra responsáveis, os portugueses acreditam que as ferramentas de realidade aumentada (RA) e Inteligência Artificial (IA) podem revolucionar a forma como compramos produtos actualmente, ao contribuírem para tornar mais transparente e facilmente compreensível o impacto ambiental das suas compras, fornecendo informações detalhadas e personalizadas.
Estas ferramentas não só seriam úteis para novas aquisições, mas também têm um potencial significativo para as plataformas de compra e venda de produtos reutilizados. Mais de nove em cada 10 inquiridos utilizariam estas ferramentas para calcular os ganhos potenciais de uma venda de um produto em plataformas de produtos reutilizados ou se incorporassem simuladores de como produtos reutilizados à venda ficariam nas suas casas, como, por exemplo, peças de decoração ou móveis.
Para 90% dos consumidores, outro uso potencial para estas ferramentas seria ajudar a identificar os produtos que não utilizados nas suas casas, promovendo assim a venda destes artigos para capacitação económica, promovendo também a redução do desperdício.
O estudo “A Rede da Mudança” revela que os consumidores estão abertos à possibilidade de uma era onde a tecnologia não só facilita as suas vidas, mas também pode desempenhar um papel crucial na preservação do planeta.