Sharp prepara despedimento em massa

A nipónica Sharp está a ponderar, pela primeira vez, avançar com demissões em termos mundiais e a venda de fábricas. O objectivo é compensar as perdas que espera registar no primeiro trimestre do seu ano fiscal, entre Abril e Junho, de acordo com o diário “Nikkei”.

A empresa deverá ter um prejuízo líquido de 100 mil milhões de ienes (1054 milhões de euros), devido a perdas na área das televisões LCD e nos painéis solares.

A multinacional teve prejuízos líquidos recorde de 376 mil milhões de ienes (3955 milhões de euros) no exercício de 2011 e espera prejuízos de 30 mil milhões de ienes (315,5 milhões de euros) no actual ano fiscal.

Como parte da estratégia para recuperar terreno, a companhia, que conta com 64 mil funcionários na totalidade (21 mil no Japão), estuda propor reformas antecipadas a milhares de trabalhadores no presente ano fiscal, que no Japão termina em 31 de Março de 2013, acrescenta o “Nikkei”.