Siemens Portugal tem novo presidente executivo

Fernando Silva assume o cargo de presidente executivo da Siemens Portugal a partir de 1 de Janeiro de 2023.

 

Com uma experiência profissional de mais de 20 anos na multinacional alemã, o profisional tem liderado, a nível nacional e global, vários projectos nas áreas da energia e infraestruturas, concedendo-lhe um conhecimento profundo sobre temas fundamentais, como a transformação digital, a transição energética ou a sustentabilidade, condições que garantem uma lógica de continuidade na transição da presidência executiva da empresa.

Com formação em Engenharia Electrónica e de Telecomunicações, pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, e uma pós-graduação em e-Business – Gestão da Informação, pela Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais (FCEE) da Universidade Católica Portuguesa, o gestor concluiu o Programa de Gestão Avançada para Executivos também pela FCEE em 2005.

Iiniciou a sua carreira em 1991 na Landis & Gyr, tendo a partir de 1999 desempenhado diversas funções de gestão e direcção na Siemens Portugal, nomeadamente nos sectores da energia, redes inteligentes, infraestruturas e serviços.

O novo CEO, que sucede a Pedro Pires de Miranda, vai manter-se como responsável pela unidade de negócio Smart Infrastructure da Siemens em Portugal e Espanha, cargo que assumiu no dia 1 de Abril de 2019. Anteriormente, foi director-geral da divisão Energy Management para Espanha e Portugal, uma unidade de negócio centrada no desenvolvimento das infraestruturas de transporte, distribuição e fornecimento de energia.

«A liderança da Siemens Portugal constitui um legado de enorme responsabilidade, face à profunda ligação que a empresa tem com o desenvolvimento de Portugal, onde está presente há mais de 115 anos», destaca Fernando Silva sobre o novo desafio.

«Contribuir activamente para os planos de descarbonização e transformação digital dos nossos principais clientes e do país, criando impacto na sociedade através da nossa tecnologia, continuará a ser a prioridade da empresa, constituindo a atracção e retenção de talento nestas áreas o grande desafio para os próximos anos», acrescenta.

Ler Mais