Sofia Valentim, Randstad: Na comunidade F&A, os profissionais podem evoluir, desenvolver competências e partilhar conhecimento
A iniciativa é pioneira no país e quer unir numa comunidade profissionais do 5.º sector mais atractivo para trabalhar. Formação, workshops, eventos exclusivos, oportunidades, networking e suporte contínuo passam agora a estar disponíveis, gratuitamente, para profissionais de finanças e contabilidade. Sofia Valentim, manager na área de Banking & Insurance & Financial Services da Randstad Portugal, explica tudo.
Por Tânia Reis
No seguimento do lançamento da comunidade F&A, a Human Resources conversou com Sofia Valentim, manager na área de Banking & Insurance & Financial Services da Randstad Portugal, sobre esta iniciativa global dedicada a profissionais da área de finanças e contabilidade.
Porquê esta aposta nas comunidades e, em particular, pela área de finanças e contabilidade?
As comunidades profissionais desempenham um papel vital na criação de estruturas de suporte contínuo a grupos que partilham características, interesses e valores ou um sentimento de pertença comuns. Em concreto, na área de finanças e contabilidade, que é fundamental para a economia e enfrenta desafios em constante evolução, reconhecemos a importância de uma rede de suporte direccionada a estes domínios. Assim, decidimos lançar a comunidade F&A, uma iniciativa global dedicada exclusivamente a profissionais destas áreas, sendo, a este nível, pioneira no mercado português.
Ao lançarmos esta comunidade, pretendemos criar um ambiente onde estes profissionais vão poder não só interagir, mas também aceder a conteúdos especializados, desenvolver competências e partilhar conhecimento. Oferecemos vantagens assentes na partilha de artigos técnicos e/ou de opinião direccionados para esta área financeira, convites para eventos locais promovidos pela Randstad, módulos de formação online gratuitos e até a divulgação de oportunidades de carreira potencialmente relevantes.
Este nível de especialização visa reforçar o nosso posicionamento no mercado como uma marca que se dedica, verdadeiramente, ao sector das finanças e contabilidade e que estabelece uma relação de parceria com os profissionais, fornecendo suporte contínuo ao longo de todas as fases das suas carreiras.
Como funciona a comunidade F&A?
A comunidade F&A foi concebida, especificamente, para profissionais das áreas de finanças e contabilidade de todo o país. Aderir a esta comunidade não tem qualquer custo de subscrição e basta um simples registo no site da Randstad para fazer parte desta rede.
Após a inscrição, os membros terão acesso a um conjunto de recursos exclusivos, desde artigos e formações até oportunidades de networking e desenvolvimento de carreira.
A comunidade promove o networking e a colaboração, ao criar uma rede de profissionais de finanças e contabilidade que conecta perfis de todo o país, facilitando a partilha de experiências e conhecimento. Além disso, oferece acesso a conteúdos especializados, permitindo que os membros se mantenham actualizados sobre as últimas tendências, desafios e oportunidades no sector.
Outro ponto-chave é o acesso a programas de formação e workshops exclusivos, que visam desenvolver competências essenciais para enfrentar os desafios específicos da área e impulsionar a carreira destes profissionais. Por fim, a comunidade organiza eventos exclusivos, centrados nos principais temas da profissão e do sector financeiro, proporcionando um ambiente de partilha e aprendizagem.
Ao aderirem, os membros têm à sua disposição uma plataforma de apoio contínuo e especializada, criada para lhes fornecer ferramentas que fortalecem o seu percurso profissional. O nosso objectivo, na Randstad, é garantir o acesso a uma plataforma onde os profissionais possam evoluir, partilhar conhecimento e conectar-se com colegas que enfrentam os mesmos desafios no sector.
Que resultados concretos esperam alcançar?
O nosso objectivo principal é assegurar que estamos ao lado dos nossos talentos em todo o seu percurso profissional, porque aquilo que queremos é contribuir para o seu crescimento e desenvolvimento ao longo das suas carreiras. Através da criação de uma comunidade sólida, reforçamos o nosso papel de ligação entre profissionais e as melhores oportunidades no mercado.
Além disso, pretendemos também que esta comunidade contribua para o reconhecimento da nossa marca junto dos profissionais das áreas de finanças e contabilidade, oferecendo valor real a quem se junta. A nossa intenção é permanecermos no topo das preferências dos talentos de F&A em todas as fases da sua carreira, apoiando-os com conteúdos, formações e oportunidades de desenvolvimento.
Que factores-chave fazem de Portugal o mercado certo para este lançamento? Que aprendizagens esperam obter?
Portugal é um mercado estratégico para a Randstad, especialmente na área de finanças e contabilidade. O sector de banca e serviços financeiros é o 5.º mais atractivo para trabalhar, e temos uma base de dados com mais de 10 mil profissionais deste sector.
Além disso, temos uma área especializada no recrutamento de perfis financeiros, com profundo conhecimento do mercado e relações consolidadas com clientes-chave.
Com esta experiência, acreditamos que estamos bem posicionados para lançar a comunidade F&A e aprender com este mercado, antes de expandir para outros países
A comunidade F&A será lançada em breve no Reino Unido, Estados Unidos e Canadá, porquê esses mercados?
O lançamento inicial em Portugal é o primeiro passo de uma estratégia mais ampla. O nosso objectivo é estender este conceito a outros mercados, como o Reino Unido, os EUA e o Canadá, onde também existe uma forte presença de profissionais de finanças e contabilidade.
A Randstad é uma empresa global com uma abordagem especializada e faz todo o sentido integrar esta iniciativa localmente, mas também em sintonia com as nossas operações globais.
Acreditamos que a partilha de sinergias e melhores práticas entre os mercados fortalece a nossa posição como especialistas, e permite-nos proporcionar o melhor apoio aos profissionais em todas as geografias.