Sofre de entomofobia ou hodofobia? São os medos mais comuns dos viajantes, mas há mais…
Desde que nascemos concebemos o medo como algo muito presente nas nossas vidas. O site vousair identificou algumas fobias que afectam e dificultam significativamente o desejo de viajar.
Ora veja se tem alguma:
Talassofobia
A imensidão dos mares e oceanos do nosso planeta são um dos maiores medos da população mundial. Há quem goste de passear de barco ou passar longas horas às margens de uma bela praia paradisíaca, mas para muitas pessoas é impossível passar bons momentos perto deste grande corpo de água.
Aerofobia
Aerofobia é o medo de voar num avião, que geralmente é causado pelo medo de sofrer um acidente, turbulência, aterragem forçada ou aspectos semelhantes que ocorrem muito raramente.
Entomofobia
Entomofobia é o medo de insectos e grande parte da população mundial sofre com isso. Este terror impede que algumas pessoas viajem para países onde os insectos fazem parte da sua culinária, como a Ásia, ou para locais onde esta pequena fauna está muito presente, como a Austrália ou a América Latina.
Agorafobia e medo de multidões
Seis em cada 1000 pessoas em todo o mundo sofrem de agorafobia (medo de sair e estar no meio de grandes multidões) que causa tonturas, calafrios e até náuseas. Devido a este grave problema, as pessoas que o sofrem não podem viajar ou fazem-no com insegurança pelo medo de encontrar muitas pessoas e se sentirem encurraladas.
Hodofobia
Esta última pode ser a pior fobia para quem gosta de descobrir novas culturas, visitar países e experimentar cozinhas diferentes. Chama-se hodofobia ou medo irracional de viajar. Quem sofre dessa fobia não pode viajar para nenhum lugar. O simples facto de pensar em organizar uma viagem causa ansiedade e desconforto e não permite sair e descobrir o mundo.