Sonae MC aposta na educação, formação e empregabilidade
A Sonae MC investiu na criação de um centro de qualificação com vista à formação dos seus colaboradores. Há 1400 inscritos para o Centro Qualifica, dos quais cerca de mil estão em processo de reconhecimento, validação e certificação de competências.
Até 2020, a empresa de retalho estabeleceu como objectivo aumentar em 5% o nível de qualificação dos seus colaboradores. Simultaneamente, a Sonae MC espera também alcançar acima de 1800 colaboradores inscritos no Centro Qualifica, promovendo o aumento da qualificação ao nível escolar e profissional dos seus colaboradores, ao mesmo tempo que colmata as dificuldades de recrutamento com as competências necessárias.
Para Paulo Azevedo, presidente do Conselho de Administração da Sonae, «um programa para melhorar a educação, formação e empregabilidade dos portugueses, só podia ter um enorme empenho da Sonae». «A ambição de sempre melhorar que nos caracteriza, assim como a nossa crença no progresso e conhecimento, faz de nós uns entusiastas da educação e, em particular, da educação ao longo da vida. As nossas equipas são ricas em pessoas que souberam vingar e progredir nas suas profissões, mesmo nos casos em que não tiveram os melhores níveis de escolaridade ou qualificações profissionais. Reconhecer e valorizar as qualificações que agora obtêm é, para todos nós, uma grande felicidade», salienta.
Ontem, como resultado desta aposta, 277 colaboradores da Sonae MC receberam os diplomas de qualificação. Na cerimónia, em Lisboa, estiveram presentes o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, Paulo Azevedo, o secretário de Estado da Educação, João Costa, Miguel Cabrita, secretário de Estado do Emprego, bem como Luís Moutinho, CEO da Sonae MC, Isabel Barros, administradora da Sonae MC, José Fortunato, administrador da Sonae MC, e Miguel Águas, administrador da Sonae MC.
Como funciona?
O Centro de Qualificação Sonae MC (CQSMC) disponibiliza qualificação escolar e profissional, assim como formação modular certificada. Para cada inscrito é definida a formação adequada tendo em vista o aumento das suas competências e o desejo de elevar o nível de escolaridade.
Na qualificação escolar, o CQSMC actua na qualificação do nível básico e secundário. Ao nível da qualificação profissional foram desenvolvidos dois referenciais de qualificação para as profissões nas operações de logística e operações de loja, cobrindo todas as suas áreas de actividade. Estes referenciais estão munidos de instrumentos de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC) que, com o apoio do projecto desenvolvido com a Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional, permitem de forma descentralizada, com orientação central, realizar processos de RVCC profissional nas lojas (áreas como peixaria e talho) e na logística.
Já na formação modular certificada, vocacionada para as áreas tecnológica e operacionais, os processos de RVCC – escolar e profissional – requerem que sejam realizadas um mínimo de 50 horas de formação complementar ou certificada. Para tal, o CQSMC desenvolveu programas nas áreas de operações de loja e logística, que são aplicados on-the-job.
Recorde-se que o Programa Qualifica é uma iniciativa criada pelo Estado, que tem como objectivo que, até 2020, 50% da população activa portuguesa conclua o ensino secundário.