Sonha ir à lua? A Agencia Espacial Europeia vai recrutar astronautas já a partir de Março

A Agência Espacial Europeia (ESA) vai promover um processo de recrutamento de astronautas. A nova campanha arranca a 31 de Março e tem por horizonte futuras missões espaciais na Lua. Todos os cidadãos de estados membros da ESA, como é o caso de Portugal, podem candidatar-se através do site que a agência disponibiliza para o efeito, adianta o Expresso.

 

«As candidaturas irão decorrer de 31 de Março a 28 de Maio de 2021 e permitirão escolher novos astronautas pela primeira vez desde 2009, num procedimento que irá produzir uma mudança geracional no seio da Agência. O processo de selecção, que obriga a submeter uma candidatura através do site ESA Career, está dividido em seis fases e deverá estar concluído em Outubro», refere um comunicado distribuído pela Agência Espacial Portuguesa, enquanto interlocutor directo da ESA em Portugal.

Segundo a publicação, a nova campanha de recrutamento pretende dar seguimento a políticas de inclusão e respeito pela diversidade. Em 2009, as candidaturas a astronautas da ESA contaram com 1430 mulheres entre um total de 8413 candidatos – e no recrutamento deste ano, a ESA mantém a expectativa de aumentar a percentagem de candidaturas de mulheres.

Também na área da inclusão e da diversidade, a ESA vai promover o «Projecto de Viabilidade do Parastronauta», que pretende recrutar pessoas com limitações motoras. «Este projecto piloto dará oportunidade de seguir uma carreira de astronauta a uma parte da sociedade que foi até agora excluída do voo espacial», é referido no comunicado sobre a nova fase de recrutamento, que informa ainda da intenção da Agência Espacial Europeia em contratar «100 pessoas anualmente durante os próximos dez anos».