Startup Lisboa regista o recorde de entrada de novas startups em 12 anos

O programa incubação Startup Lisboa, que apoiou mais de 120 startups em 2023, começa o ano com 39 novos projectos na lista de incubados, o maior número desde a sua criação em 2012. Destacam-se os sectores de Web3, saúde, CleanTech, AI e bem-estar.

 

Com o arranque da Unicorn Factory Lisboa, marca umbrella da Startup Lisboa, o programa de incubação tem vindo a crescer significativamente e recebeu este Janeiro o número recorde de 39 novas startups selecionadas, tendo como objectivo voltar a apoiar mais de uma centena de startups em 2024. Hoje são mais de 200 startups incubadas entre a modalidade física na Rua da Prata e a modalidade remota.

O novo grupo de startups é composto pelas indústrias de Web3, Health, CleanTech, AI, e, ainda, Wellness, FoodTech e Cibersegurança, em que 62% são projectos internacionais e 28% são fundados por mulheres, um número que tem vindo a crescer. Do ponto de vista de investimento, 36% das startups já levantaram capital entre pre-seed e séries A.

As startups têm como objectivo acelerar as suas soluções, produtos e serviços, procurar investimento, melhorar o modelo de negócio, encontrar novos parceiros de negócio, beneficiar de apoio especializado com mentores e, adicionalmente, juntar-se a uma comunidade muito forte.

«Desde o arranque da Unicorn Factory Lisboa, que elevámos a ambição da cidade com o objectivo de crescermos o ecossistema da cidade e posicioná-lo como um dos melhores centros de inovação da Europa. Este ano queremos continuar a crescer e apoiar mais de 140 startups tecnológicas no Programa de Incubação Startup Lisboa. Todos os 39 projectos têm ideias inovadoras capazes de mudar o paradigma de atuação de vários setores, e pretendemos estar ao lado dos founders para apoiar os vários estágios de crescimento», diz Gil Azevedo, director executivo da Unicorn Factory Lisboa.

A incubação na Startup Lisboa tem um grande foco em apoiar startups em fase inicial contando com mais de 140 mentores, mais de 150 VCs, 100 perks e parcerias e networking com uma comunidade de 220 startups incubadas. Prova do seu sucesso é o valor total de investimento pelas startups da Startup Lisboa nos últimos dois anos de 132 milhões de euros.

Ler Mais