Sugestão Cultural: Celebrar 50 anos de Abril

Para assinalar os 50 anos da Revolução dos Cravos, o Teatro Tivoli BBVA recebe um espectáculo musical que dedica 14 temas a nomes desconhecidos do grande público e que marcharam pela liberdade durante o período de ditadura.

 

As celebrações do 25 de Abril no Tivoli arrancam a 29 de Janeiro com o espectáculo “Anónimos de Abril”, um projecto musical de Rogério Charraz, José Fialho Gouveia, Joana Alegre e João Afonso. Cada tema deste espectáculo é dedicado a nomes que estiveram na sombra da nossa caminhada colectiva pela liberdade, que culminou com a Revolução dos Cravos.

Rogério Charraz, Joana Alegre e João Afonso dão voz e alma às canções que homenageiam as histórias dessas pessoas, abordando temas como a clandestinidade, actividades subversivas e de resistência, ou as prisões políticas do regime.

Um exemplo dessas histórias, que ganhará voz, nome e luz ao subir ao palco do Teatro Tivoli, é a de Herculana Carvalho e Luiz Alves de Carvalho. O casal conseguiu uma autorização inédia para visitar o filho na colónia penal do Tarrafal e fotografou todos os presos e as campas dos prisioneiros mortos. No regresso a Portugal, procurou pelas famílias dos detidos para lhes entregar as fotografias.

De entre os que lutaram na clandestinidade, o espectáculo “Anónimos de Abril” recupera ainda a história de Branca Carvalho, que se transformou em Mariana, deixando a família e amigos para trás.

Francisco Sousa Mendes, neto do cônsul Aristides Sousa Mendes, é outro dos retratados. No dia da Revolução, integrou a coluna de Salgueiro Maia e foi um dos homens que escoltou Marcello Caetano após a tomada do Convento do Carmo.

“Anónimos de Abril”, com músicas de Rogério Charraz e letras de José Fialho Gouveia, celebra assim homens e mulheres que foram determinantes para a Revolução e para a Resistência, mas que acabaram por ficar apenas nos rodapés da História da Revolução dos Cravos.

Os bilhetes já estão à venda em Ticketline e nos locais habituais.

Ler Mais