Talento do Instituto Politécnico de Setúbal vence na European Innovation Academy

Dois estudantes do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) estão entre os empreendedores premiados na segunda edição portuguesa da European Innovation Academy (EIA). A academia realizada no Centro de Congressos do Estoril premiou 16 projectos. 

 

Rui Borges, finalista de Engenharia Informática na Escola Superior de Tecnologia de Setúbal, fez parte da equipa criadora da solução PROCO, que junta estudantes, empresas e universidades, propondo resolver muitos dos problemas do mercado de recrutamento.

Foi um dos projectos seleccionados para o top 10 das melhores ideias, tendo sido premiado com sessões de mentoria, ao longo de seis meses, com a consultora Dybaw Venture Capital.

«É fantástico no último dia poder subir ao palco como uma das melhores equipas e partilhar a nossa ideia com o resto do mundo», afirma Rui Borges, o único português da sua equipa, sublinhando a «experiência fantástica» de participar na EIA.

«São três semanas intensivas, onde todos os dias se aprende sobre algo novo e se põe em prática o que se aprendeu. Executámos todos os passos que uma startup tem que percorrer para entrar no mercado em 15 dias, quando algumas empresas levam meses para completarem este processo», explica Rui Borges.

O PROCO parte de uma reflexão sobre a reduzida utilidade prática dos projectos desenvolvidos em sala de aula, muitos deles fictícios e sem retorno para o currículo do estudante, constituindo-se assim como «uma plataforma onde empresas podem submeter projectos seus e onde estudantes, em coordenação com os professores, podem fazer projectos reais no âmbito do seu currículo e dentro das cadeiras do seu curso», conta ainda o estudante do IPS.

Igualmente premiado, com um registo provisório de patente pela Nixon Peabody, foi a equipa SmartCap, da qual faz parte Mariana Luciano, também estudante de Engenharia Informática na Escola Superior de Tecnologia de Setúbal, que concebeu uma garrafa de água, simultaneamente reutilizável e que permite medir a quantidade consumida, de forma a que o utilizador não descure uma hidratação adequada.

A European Innovation Academy chegou ao fim a 3 de Agosto e teve como lema “de uma ideia a uma startup em 15 dias”. O Santander Universidades e a Câmara Municipal de Cascais foram os principais parceiros. Reuniu 500 jovens de 75 países. Pelo Instituto Politécnico de Setúbal, estiveram presentes cinco jovens.

Ler Mais