Também é possível fazer bons amigos no trabalho. Saiba como

Por vezes diz-se que não estamos no trabalho para fazer amigos. Mas se isso for possível, tanto melhor. A Forbes publicou um estudo da Olivet Nazarene University sobre amizades no local de trabalho. E, embora o resultado esperado fosse descobrir muitos medos, ansiedades e desconfianças entre colegas, os resultados surpreendem.

 

De acordo com a pesquisa, apenas 18% dos colaboradores entrevistados ​​declararam que não consideram ninguém do trabalho como amigo. Isso significa que 82% das pessoas possuem pelo menos uma amizade verdadeira no âmbito profissional. Além disso, deste número, 29% disseram que consideram alguém do trabalho como um de seus melhores amigos. Outro ponto surpreendente é que apenas 2% dos participantes rotularam um colega profissional como “inimigo”. Cerca de 20% das pessoas desejam ter mais companheiros e confidentes.

O local de trabalho, embora competitivo, é um óptimo lugar para construir amizades duradouras. Muitas vezes é onde o verdadeiro carácter se revela. E, por mais que não seja possível monitorizar as intenções ou as acções dos outros, você pode controlar as suas. Provavelmente vai acabar por fazer parte de uma rede de pessoas capazes de oferecer um suporte em qualquer situação.

 

5 formas de criar mais amizades e aumentar a qualidade dos relacionamentos que você já tem no trabalho:

  • Dê o primeiro passo

Pode ser da natureza humana analisar as pessoas ao nosso redor antes de confiar nelas, mas é importante perceber que a maioria de seus colegas também espera que as pessoas sinalizem uma mudança. Então, faça o primeiro movimento. Ofereça suporte a um colega de trabalho quando ele menos esperar. Mostre-lhe que está disposto a ser um verdadeiro amigo ao criar novas oportunidades ou ajudá-lo a conquistar o sucesso.

  • Leia nas entrelinhas

Pode parecer simples, mas a maioria de nós é um mau ouvinte. Grande parte das pessoas está constantemente preocupada em contar as suas próprias histórias, porém não somos bons em entender verdadeiramente o que os outros dizem. Quando alguém revela, por exemplo, que teve outro fim de semana chato, pode estar a dar um grito de solidão. Ou, quando um colega seu diz que está totalmente sobrecarregado e, por isso, não pode falar naquele momento, pode ser a situação ideal para perguntar se pode ajudá-lo de alguma maneira.

  • Seja positivo
Embora seja verdade que colegas de trabalho possam formar vínculos ao reclamar do chefe, de outros colaboradores ou de políticas desfavoráveis ​​da empresa, a conversa negativa raramente cria confiança. Não há nenhum problema em ouvir as reclamações, mas tente manter seu discurso positivo.
  • Jogue como se estivesse numa equipa desportiva

A maioria de nós já jogou numa equipa desportiva. Se você estiver na equipa certa de softball, por exemplo, não vê muita acção durante o jogo. Mas isso não significa que não esteja a contribuir. Olhe à sua volta para ver como as suas acções ajudam os outros e como é possível melhorá-las. Se você está do lado certo e acha que há pouco que possa fazer além de observar, pense novamente. Você pode não colocar uma bola no campo, mas pode torcer por aqueles que o fazem.

  • Mantenha a sua palavra
Se você disser, faça. Não há maneira mais rápida de destruir a confiança do que quebrar uma promessa.

 

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