
Tarefas complexas, tarefas automáticas… Qual a melhor hora para fazer cada uma delas? Depende do seu ritmo circadiano (sabe o que é?!)
A Forbes Brasil explica como aproveitar os momentos do dia em que o seu corpo e mente estão mais preparados para cada tipo de tarefa, aumentando a produtividade e o bem-estar.
Algumas partes do dia parecem mais simples do que outras. Há que consiga ser mais produtivo durante a manhã mas depois sente uma quebra após o almoço. Outras pessoas produzem mais à noite, mas de manhã parece que o cérebro não “arranca”… A resposta está no ritmo circadiano — o relógio biológico que regula os níveis de energia, estado de alerta e desempenho cognitivo ao longo do dia.
Assim como sua energia varia ao longo do dia, diferentes actividades exigem diferentes tipos de energia. O segredo é encontrar o melhor momento para realizar cada tarefa. Alinhar a rotina com o ritmo natural de cada um é benéfico para a saúde, produtividade e bem-estar.
Ainda que cada pessoa tenha um ritmo único, veja quais os melhores momentos do dia para diferentes tipos de trabalho, com base na forma como o seu cérebro e corpo realmente funcionam.
Manhã: melhor horário para tarefas complexas ou que exigem força de vontade
Geralmente, o cérebro geralmente está mais fresco e alerta pela manhã, especialmente nas primeiras horas após acordar. Esse é o seu “horário de poder”, ideal para tarefas que exigem foco profundo, pensamento estratégico e força de vontade — como planear, escrever, tomar decisões e estudar.
Use essas primeiras horas para trabalhar nos seus objectivos mais importantes, e não em e-mails. Como a sua força de vontade estará no auge, aproveite para enfrentar tarefas que exigem disciplina.
Início da manhã ou fim da tarde: melhor horário para se exercitar
Atingir o melhor desempenho físico acontece cedo, quando a mente está fresca, ou no fim da tarde, antes do jantar, quando o corpo está aquecido e mais flexível. Programe o seu treino para o início da manhã, idealmente entre 5h e 7h, ou entre 17h e 19h.
Se a sua agenda estiver muito preenchida, opte por exercícios simples de 10 a 15 minutos, distribuídos ao longo do dia, pode combater a fadiga, aumentar a energia e melhorar o foco.
Início da tarde: melhor horário para tarefas administrativas e automáticas
Após o almoço, pode notar uma queda nos níveis de energia e clareza mental. Esse período é perfeito para lidar com tarefas rotineiras ou administrativas que exigem menos esforço cognitivo, como responder ae-mails, marcar reuniões ou actualizar documentos.
Considere esse momento como o “modo manutenção” do seu corpo.
Fim da tarde: melhor horário para ser criativo
À medida que o dia avança, o cérebro vai-se tornando mais criativo. Quando começa a sentir-se cansado, tende a restringir menos os seus pensamentos — o que favorece o brainstorming, a criação de conteúdo e o pensamento inovador. Use o fim da tarde para trabalhos criativos ou para resolver bloqueios que encontrou pela manhã.
Noite: desacelere com uma leitura ou reflexão
Depois do jantar, o cérebro começa a desacelerar novamente. A força de vontade atinge o ponto mais baixo do dia e é um excelente momento para absorver conteúdo em vez de produzi-lo.
Considere ler um livro, ouvir um podcast ou reflectir sobre o dia.
Melhor horário para reuniões individuais e em equipa
O melhor horário para agendar reuniões individuais (one-on-one) é logo de manhã (entre as 9h30 e as 11h), quando a energia ainda está em alta. Essas reuniões tendem a ser mais focadas, produtivas e com maior conexão emocional. Já as reuniões de equipa funcionam melhor no final da manhã (entre as 10h e as 12h) ou no início da tarde (14h às 15h).