![](https://hrportugal.sapo.pt/wp-content/uploads/2019/03/desmotivacao.jpg)
Tem apostado na promoção da saúde mental dos seus colaboradores? Esta check-list ajuda a ver se está no bom caminho
Numa altura em que a saúde mental está na agenda das empresas, importa saber o que está ao alcance dos líderes e decisores. O Urban Sports Club reuniu quatro boas práticas que podem ajudar as empresas a contribuir realmente para o work-life balance.
Capacitar os colaboradores de flexibilidade e autonomia para gerir o seu horário e local de trabalho
Impulsionada pela pandemia, a mudança para o remote work veio para ficar – e neste momento, muitas empresas compreendem que o horário em que as equipas trabalham e o local a partir de onde o fazem pode não ser tão importante como a quantidade de trabalho realizado.
Nesse sentido, as empresas que proporcionam flexibilidade e autonomia aos colaboradores para trabalharem quando e onde entenderem podem estar a contribuir para o maior bem-estar dos seus colaboradores, que se sentem mais felizes ao terem mais controlo sobre as suas condições de trabalho.
Priorizar o trabalho produzido ao invés do número de horas de trabalho
Diferentes colaboradores produzem e trabalham a velocidades diferentes; nesse sentido, ter flexibilidade para gerir as tarefas de cada dia no número de horas necessárias para as realizar poderá melhorar até o foco dos colaboradores – que se concentram em garantir que os projectos são bem executados, dentro do prazo estabelecido para a sua entrega.
Além disso, avaliar os colaboradores pelos resultados alcançados e não pelo tempo que despendem a trabalhar permite-lhes assumir o controlo das suas vidas, encontrar o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal e apresentar a sua melhor performance.
Dar o exemplo
Os colaboradores tenderão sempre a seguir o exemplo dos seus líderes e coordenadores – por isso, líderes que cumprem boas práticas irão inspirar as suas equipas a seguir as mesmas acções. Assim, quando os colaboradores veem a sua coordenação a tirar férias, a desligar do trabalho nos fins-de-semana, e a gerir a sua vida profissional de forma saudável, é mais provável que sigam o exemplo.
Promover momentos de descontração entre equipas
Criar momentos de teambuilding, onde pretendemos que os colaboradores não pensem em trabalho por momentos – mas onde os convidamos a passar tempo juntos -, tem comprovados benefícios para a construção de confiança entre equipas, para a motivação e para um equilíbrio saudável entre as tarefas profissionais e o bem-estar dos colaboradores.
Quanto à organização destes momentos, cabe às empresas compreender que actividades poderão ser mais adequadas à cultura organizacional e ao perfil das equipas – mas existem inúmeras possibilidades.
Para empresas e organizações que pretendam aliar a preocupação com o bem-estar psicológico dos seus colaboradores à sua saúde física, o Urban Sports Club disponibiliza várias opções.