Tem colegas difíceis? Siga estas dicas e aprenda a lidar com eles

É fácil um colaborador envolver-se em conflitos no trabalho. Mas essas dinâmicas negativas podem levar a erros, redução da criatividade e pior tomada de decisões. A pensar nisto, a Harvard Business Review elaborou uma lista com quatro maneiras de trabalhar de forma mais eficaz com colegas difíceis.

1. Entenda que a sua perspectiva é limitada
Não é realista esperar que todos concordem sempre consigo. Quando surgirem diferenças, faça a si mesmo perguntas como: «E se eu estiver errado? Como é que devia mudar o meu comportamento? Que suposições fiz?».

2. Encare o conflito como um problema a ser resolvido em conjunto
Perceba de que resultado está à procura. Quer que um projecto ultrapasse a linha de chegada? Construir uma relação de trabalho saudável que dure no futuro?  Decida os seus objectivos antes de interagir com o seu colega.

3. Evite desabafos e fofocas
Escolha com quem fala (e o que partilha) com cuidado. Procure pessoas que sejam construtivas, que tenham boas intenções, desafiem a sua perspectiva quando discordarem.

4. Experimente para descobrir o que funciona
Por exemplo, se quiser melhorar a comunicação com um colega mal-humorado, decida que, por duas semanas, vai ignorar o tom dele e concentrar-se no conteúdo das suas mensagens. Muitas vezes, pequenas acções podem ter um grande impacto.