Tem conta no X (ex-Twitter), Instagram ou Linkedin? Saiba como tirar partido das redes sociais para desenvolver a sua carreira

Com as redes sociais a desempenharem um papel indispensável na vida pessoal e profissional, os profissionais precisam de compreender como é que o uso diário destas ferramentas pode afectar a sua carreira e como podem influenciar a sua procura de emprego. A Robert Walters analisa as redes sociais mais populares e diz como usá-las para proteger a imagem profissional.

 

A análise foca o X, Instagram e LinkedIn.

X (antigo Twitter)
Com excepção dos profissionais que trabalham em marketing ou comunicação, o X é geralmente considerado mais adequado para uso pessoal. «Na procura de profissionais de marketing e comunicação digital, consultores ou entrevistadores podem esperar uma presença activa no X. Participar em discussões online relevantes para o sector é uma boa forma de demonstrar o seu conhecimento sobre as redes sociais e demonstrar as competências que podem ser aplicadas a uma posição de marketing», diz François-Pierre Puech, director da Robert Walters Portugal.

Mais de metade dos consultores dizem que procuram os seus candidatos através das redes sociais antes de os entrevistarem, afectando mesmo a sua decisão ao fazerem uma oferta de emprego.

«Quando se trabalha num sector onde ter uma presença no X pode ser importante quando se procura um emprego, é aconselhável esconder os seguidores e os que são seguidos pela criação de listas privadas. Isto permitirá que os entrevistadores vejam o feed do X, mas não tenham acesso às contas a que estão ligados», sugere François-Pierre Puech.

No caso de não trabalhar numa função de marketing ou comunicação digital, a presença no X pode ser apenas para uso pessoal. Neste caso, proteger a conta também é importante, realça este consultor.

«A melhor recomendação é aproveitar as definições de privacidade para esconder informações pessoais na plataforma, ou mesmo tweets. Mesmo que seja um perfil privado do Twitter, os consultores de pesquisa e recrutamento podem ver a biografia. É por isso que tem de evitar incluir conteúdos inadequados nesta secção», diz a Robert Walters.

 

Instagram
A maioria dos especialistas em recrutamento e selecção (70%) acredita que o Instagram deve ser utilizado exclusivamente para interacção pessoal, e que não é uma ferramenta de networking profissional adequada.

«Tornar o seu perfil de Instagram inacessível a qualquer pessoa fora do seu círculo social é uma precaução razoável. Houve casos em que algumas pessoas perderam os seus empregos devido aos comentários que fizeram através do Instagram», diz François-Pierre Puech.

No caso de manter um perfil público, tem de assumir que tudo o que for publicado este verão pode ser visto por um potencial gestor de pesquisa e selecção.

Alguns passos-chave para garantir que o seu perfil de Instagram é privado são: manter-se actualizado sobre as definições de privacidade do Instagram; remover o perfil das pesquisas do Google, bem como certificar-se do que os outros podem ver.

Além disso, é importante que posts e stories sejam ocultados daqueles que não seguem a conta. No caso de manter um perfil público, tem de assumir que tudo o que for publicado este Verão pode ser visto por um potencial gestor de pesquisa e selecção agora ou no futuro, e como consequência, poderá ver o que aparece no feed.

 

LinkedIn
O LinkedIn é a plataforma de networking profissional online mais utilizada no mundo. Tornou-se a rede social padrão para os profissionais, uma vez que há algum tempo que tem sido um espaço para participar com colegas do mesmo sector, discutir questões relacionadas com a sua área de trabalho, e construir uma reputação profissional online.

Muitos consultores de recrutamento e selecção analisam o perfil do LinkedIn para obter informações sobre experiência profissional, recomendações, grupos que seguem, antes de decidir se convidam ou não um profissional para uma entrevista.

É conveniente que o perfil do LinkedIn esteja actualizado, incluindo educação e percurso profissional. É importante garantir que o seu perfil destaca as principais responsabilidades profissionais e conquistas para atrair a atenção dos profissionais de RH, e destacar-se.

A consultora Robert Walters refere que o LinkedIn é também uma plataforma interessante para discutir a inovação e as tendências do sector com outros profissionais.

Ler Mais