Tem dificuldade em obter feedback honesto dos seus colaboradores? Use estes 10 “truques”

As pessoas e o talento são fundamentais para o sucesso de qualquer organização. Não existe produtividade sem colaboradores empenhados, e os melhores talentos não serão atraídos sem uma cultura que lhes permita alcançar o sucesso.

 

À medida que continuamos a trabalhar em casa, é crucial que as equipas de RH deem prioridade ao desenvolvimento profissional dos colaboradores e assegurem um ambiente de trabalho que apoie e se empenhe nas necessidades individuais de cada um.

Sem contacto presencial é vital fazer esforços maiores para compreender exactamente como as decisões e acções da organização estão a afectar os seus membros. No entanto, as equipas de RH não obterão o conhecimento de que necessitam se o pedirem simplesmente, o processo de feedback é frequentemente incómodo e os colaboradores não se sentem à vontade para dizer como realmente se sentem.

A forma como o feedback é pedido pode ser o bloqueio que está a impedir a organização de apoiar mais os colaboradores. A CI&T, consultora tecnológica especialista em transformação digital, partilha as 10 maneiras de conseguir feedback honesto por parte dos colaboradores e como agir depois com base nele:

1. Evitar pedir honestidade
Pedir aos colaboradores para “serem honestos” pode parecer óbvio, mas na verdade é ineficaz. Se houver confiança com os colaboradores, eles serão honestos com naturalidade.

2. Perguntar o que precisam
Perguntar a alguém o que necessita baseia a conversa nas suas carências, e não nas da empresa. Mas quando perceber as suas necessidades, está na verdade a perceber quais as necessidades da empresa, porque estão realmente a dizer onde é necessário mais apoio.

3. Não falar da empresa
Com demasiada frequência, cometemos o erro de perguntar “Como podemos fazer melhor por si?” nas avaliações de desempenho. Na verdade, isto coloca o foco nos superiores e nas necessidades da empresa, e não na carreira do colaborador. Pedir feedback a alguém quando este se encontra vulnerável é praticamente uma garantia de que não será aberto na sua resposta, uma vez mais, o foco deve estar unicamente no colaborador.

4. Aceitar o feedback (sem discutir ou racionalizar)
Se o feedback recebido não for o esperado, ou não se concordar com ele, não se deve argumentar que a empresa já tem agido para corrigir o ponto que está mal. Isto diz aos colaboradores que o seu feedback não é bem-vindo nem valioso. Basta aceitá-lo pelo que é: um ponto de vista.

5. Acreditar
Seja o que for que é dito, é verdade para os colaboradores. O interlocutor tem de ser tão imparcial quanto possível durante a conversa e perceber que aquela é a verdade para alguém.

6. Pedir detalhes
Se não compreender o que está a ouvir, peça mais informações. Se for dito algo com o qual não concorde, aceite o feedback mas peça esclarecimentos ou exemplos. Não exija provas, procure compreender.

7. Agradecer a colaboração
O feedback honesto é uma dádiva e requer coragem. Reconheça isto agradecendo ao colaborador. Para além disso, a forma como age com o feedback acabará por fazer a maior diferença na forma como os seus colaboradores se sentem. As ações falam mais alto do que as palavras.

8. Assumir que o sentimento é comum
Se um colaborador sente necessidade de dizer algo, é provável que outros na equipa sintam o mesmo. As empresas devem pensar em quem mais poderá partilhar daquele ponto de vista e porquê, considerando como pode ter impacto em toda a equipa, e de que forma pode ser melhorado.

9. Tomar medidas
A coisa mais importante que uma empresa pode fazer para honrar o feedback dos colaboradores é levá-lo a sério e fazer mudanças positivas com base nele. Ganhará a confiança dos colaboradores, que se sentirão mais valorizados e envolvidos na empresa, assim ajudando tanto o desenvolvimento de ambas as partes.

10. Ser realista e dar tempo ao tempo
Desenvolver uma cultura de feedback saudável leva tempo. No entanto, se as empresas trabalharem consistentemente no sentido de construir confiança com os seus colaboradores, desfrutarão de uma cultura mais produtiva e aberta, na qual as pessoas se sintam respeitadas. O ambiente de trabalho também será mais confiante e positivo mesmo à distância.

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