
Tem equipas em regime híbrido e não sabe como compensar a perda de proximidade física? A Harvard Business Review partilha algumas dicas
Como dar à sua equipa híbrida a autonomia e flexibilidade pretendidas e, ao mesmo tempo, incentivar o sentimento de união? Mais emails e reuniões online não são a resposta. A Harvard Business Review dá cinco passos úteis para promover a ligação emocional, a união da equipa e a diversão para compensar a perda de proximidade no escritório.
Primeiro, peça à sua equipa para elaborar um acordo de trabalho que cubra as necessidades de cada elemento – por exemplo, quando trabalham e com que frequência precisam de se reunir – para que possam apoiar-se melhor uns aos outros.
Depois, comunique com os seus colaboradores de forma regular, seja via email, chat ou por telefone ou videochamada.
Em terceiro lugar, planeie encontros presenciais regulares noutro local para trabalhos que exigem muita colaboração.
Seguidamente, para compensar a falta de sorrisos, acenos e outras manifestações de apreço não-verbais, celebre as pequenas victórias e elogie a sua equipa mais frequentemente.
Finalmente, seja criativo na forma como as experiências são partilhadas. Pode, por exemplo, combinar assistirem juntos a um concerto online ou “partilhar” o mesmo tipo de refeição no mesmo dia.