![](https://hrportugal.sapo.pt/wp-content/uploads/2022/05/dia-da-crianca.jpg)
Tem filhos pequenos e já não sabe que actividades fazer com eles? Temos uma sugestão educativa
No mês do regresso às aulas retornam também as actividades do Serviço Educativo do Museu do Oriente.
No dia 3 de Setembro, “A Balada de Mulan” convida as famílias a debruçar-se sobre a protagonista de um poema da literatura chinesa. Nesta oficina, crianças e adultos vão poder descobrir a coragem de Mulan para proteger o seu pai, ilustrando-a de seguida com tinta da China.
Para os bebés dos 12 aos 36 meses, no dia 9 de Setembro, há uma actividade que promove o desenvolvimento da linguagem verbal e corporal na oficina “As Rotinas lá de Casa”. Se num dia normal estas são marcadas pela ida com os pais para a creche ou para casa dos avós, desta vez, a viagem tem como destino o Oriente com uma bagagem diferente, inspirada em tempos anteriores aos bisavós.
Para pequenos aventureiros entre os três e os cinco anos acompanhados por um adulto há ainda a sessão “Quem é quem?”, no dia 16 de Setembro. Uma actividade para conhecer a árvore genealógica de cada um através de um jogo.
No dia 17 de Setembro é a vez de explorar os Netzuke “Em Conversa com as peças”. Nesta visita promove-se a descoberta de peças do Museu do Oriente através de perguntas. Os Netzuke são pequenos objectos talhados em madeira ou marfim e possuem dois furos. Entre diversas representações surgem máscaras. Nesta sessão, a atenção recai sobre as máscaras de personagens de uma forma de teatro japonês — o Teatro Nô.
Destinada às crianças mais curiosas, entre os sete e os 12 anos, no penúltimo sábado do mês, 23 de Setembro, exploram-se ainda as Flores Sagradas. De crisântemos, a lótus, passando por peónias, lírios, jasmins; nesta oficina, os mais novos são desafiados a descobrir todas as espécies de flores que se encontram no Museu do Oriente.