Tem telemóvel ou computador de trabalho? Atente a 10 coisas que nunca deve fazer

Se trabalha em casa, é sempre tentador usar o computador ou telemóvel de forma recreativa. Mas se tem um dispositivo atribuído pela empresa, é provável que este tenha um software de produtividade instalado. Mesmo que não tenha, os serviços partilhados permitem que os colegas de trabalho, superiores ou especialistas em TI acedam ao que faz. Anote estes 10 conselhos de especialistas em segurança citados pelo The New York Times, HuffPost e pela Robert Walters, sobre o que não fazer num telefone ou computador corporativo.

 

Tome nota:

1)  Evite qualquer actividade pessoal
Evite usar o telemóvel corporativo para actividades pessoais, como fazer chamadas pessoais, enviar mensagens de texto, emails pessoais ou navegar na internet por motivos não relacionados ao trabalho.

 

2) Não envie fotos pessoais
Evite tirar fotos com o telemóvel da empresa. Mesmo que as apague, provavelmente serão carregadas para a cloud durante backups automáticos e ficarão acessíveis a outra pessoa.

 

3) Não tenha nenhum arquivo pessoal no computador
Nunca armazene arquivos pessoais no computador corporativo. Se for demitido, pode perder o acesso ao seu computador de trabalho imediatamente, e quaisquer documentos essenciais podem ser usados contra si se houver uma batalha legal.

 

4) Não faça pesquisas pessoais no Google
O histórico de navegação é um dos mais facilmente acessíveis num computador. «Eu evitaria procurar qualquer coisa embaraçosa», comenta Fabienne Viegas, senior manager da divisão de Tecnologia da Robert Walters Portugal.

 

5) Não tenha conversas privadas
A maioria dos colaboradores sabe que algumas conversas não são adequadas em software relacionados com o trabalho, mas ignoram que qualquer chat privado pode ser acedido em qualquer programa num computador de trabalho. Não use as suas redes sociais no computador da empresa.

 

6)  Não coloque nada pessoal em servidores partilhados
Mesmo que esteja fora do seu laptop de trabalho, os servidores vinculados às contas de e-mail da sua empresa, como o G-suit, que inclui Drive, Documentos e Planilhas, não são um bom lugar para informações privadas.

 

7) Não deixe o computador desbloqueado
Se está de volta ao escritório ou tem companhia quando trabalha em casa, é uma boa ideia bloquear sempre o computador quando não estiver por perto.

 

8) Tenha cuidado em espaços públicos
Isto é especialmente importante em espaços públicos, onde qualquer pessoa pode ver o seu computador e procurar informações. Tracy Maleeff, analista de segurança da informação do The New York Times, também sugere o uso de uma VPN para Wi-Fi público.

 

9) Não olhe para conteúdo impróprio
Este parece óbvio, mas conteúdos inapropriados e ofensivos devem ficar longe do seu computador de trabalho, mesmo fora do horário de trabalho.

 

10) Não o trate como se fosse seu
Todas estas dicas podem ser condensadas numa simples e mais ampla, não trate um computador da empresa como seu. Não altere as configurações de segurança e mantenha as informações apenas em condições de trabalho.

Ler Mais