Gestão da mudança

Um estudo recente a nível mundial identificou pelo terceiro ano consecutivo que a principal prioridade dos CEO é a necessidade de antecipar e executar rapidamente a mudança. A gestão da mudança é um dos temas mais desafiantes nos dias de hoje.

Por TitiAna Amorim Barroso

 

Mudança s. f. Acto ou efeito de mudar. Inevitabilidade na vida organizacional. Desde mudanças em larga escala, como crises, reestruturações, fusões, aquisições, novas tecnologias, internacionalização, até mudanças de âmbito mais restrito, como novos procedimentos, equipas, funções, chefias ou projectos.

Num contexto de negócio volátil, a necessidade de adaptação e mudança são constantes. No entanto, cerca de 70% dos projectos de mudança organizacional não são bem sucedidos, de acordo com um estudo da McKinsey. Se para muitos a mudança é vista como uma ameaça, para outros representa um desafio e uma oportunidade de futuro. Saber liderá-la eficazmente, mais do que uma capacidade, resulta da experiência e do desenvolvimento de competências adequadas para motivar e conquistar o empenho e compromisso de todos os colaboradores, criando paixão pela mudança.

Como podemos então gerir a mudança de forma mais eficiente, para preparar o capital humano a operacionalizar o plano estratégico; alinhar os objectivos de negócio com os objectivos individuais; efectuar uma transição sustentada para uma nova realidade funcional; preparar a transição dos colaboradores para um novo paradigma; incorporar alterações ao nível de produtos e serviços; reforçar o alinhamento da cultura organizacional; e modificar atitudes e comportamentos organizacionais? Estas e outras questões são respondidas, através do ângulo académico, de consultores e de casos práticos de empresas, tendo o enfoque na estratégia empresarial e no comportamento organizacional. Pode, ainda, conhecer os cases da SATA de mudança cultural e do Banif – Grupo Financeiro de mudança de rebranding.

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