Temos de olhar (pelo menos) para o médio prazo!
Por Ricardo Florêncio
Em tempos de crise, a tendência é tomar medidas de curto prazo, de efeitos imediatos, que visem tentar solucionar os problemas da forma mais rápida. Contudo, e regra geral, estas medidas não vêm resolver os problemas, apenas os vêm atenuar, e dar algum fôlego.
Ora, temos muitos desafios pela frente, e que seria necessário ter uma visão não imediatista, mas sim olhar e prepararmo-nos para o futuro. E olhar para o futuro, não para amanhã, mas pelo menos para o médio-prazo, e começarmos desde já a trabalhar.
A análise está feita, as necessidades estão elencadas, as medidas já foram apresentadas e discutidas, falta a sua execução. Na última Conferência da Human Resources, que é tema de capa nesta edição, foram apresentadas uma boa parte dos tais desafios que temos de enfrentar e quais os caminhos e soluções que temos de implementar. Recomendo vivamente a leitura da reportagem alargada desta Conferência. E tomemos as medidas adequadas e necessárias, desde já. Estamos todos cientes do que temos pela frente.
Todo o dia que adiemos a tomada dessas decisões, é um dia perdido, e vamos deixando avolumar os problemas.
Editorial publicado na revista Human Resources nº 148, de Abril de 2023