Ter amigos próximos no trabalho é importante? Sem dúvida, mas também tem desvantagens

Vários estudos mostram que fazer amizades no trabalho pode aumentar a felicidade e a produtividade. E cultivar essas relações íntimas é ainda mais importante agora, porque o isolamento piora o desgaste no trabalho, avançou o site Axios.

 

Ter um ou dois amigos próximos no trabalho faz com que as pessoas se envolvam mais com as suas tarefas e com a missão nas suas empresas, refere Marissa King, da Yale School of Management.

De acordo com um estudo do investigador Tom Rath, pessoas com amigos próximos no trabalho têm 96% mais hipóteses de dizer que se sentem «extremamente satisfeitas com a vida».

E durante a pandemia, quando as pessoas têm tão pouca escolha sobre como trabalhar ou onde trabalhar, ser capaz de controlar quem são os amigos e confidentes no trabalho pode ser uma grande fonte de conforto, diz Marissa King.

São várias as vantagens de ter amizades de trabalho, por exemplo, fazer amizade com alguém de um departamento diferente pode aumentar a criatividade. Criar laços com um colega de equipa pode ser uma maneira saudável de desabafar ou resolver problemas de trabalho.

Mas apesar dos seus benefícios, amizades de trabalho ainda são pouco comuns nas empresas americanas.

O colaborador americano tem em média cinco amigos no trabalho, mas a maioria desses relacionamentos são superficiais. Apenas 15% afirmam ter um «amigo de verdade» no escritório, escreveu Marissa King no seu livro «Química Social».

É claro que também há desvantagens em fazer amizades. Qualquer tipo de relacionamento pessoal no trabalho pode-se complicar quando surgem questões como avaliações de desempenho ou promoções.

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