![](https://hrportugal.sapo.pt/wp-content/uploads/2013/04/5lxmba_edit.jpg)
The Lisbon MBA com projecto para ajudar Sumol+Compal a expandir-se na China
Os alunos do The Lisbon MBA, em cooperação com alunos e professores de MBA chineses estão a desenvolver um projecto de consultoria, no âmbito dos International Labs, para apoiar a expansão da empresa no país.
O objectivo é triplicar o volume de negócios da empresa nos próximos três anos, explicam as entidades.
Os International China Labs trabalham questões reais colocadas por empresas com interesses na China. São desenvolvidos pelo The Lisbon MBA, em cooperação com a Universidade Fudan, de Xangai. As equipas são compostas por alunos e professores portugueses e chineses, que trabalham num projecto de consultoria durante dois meses. Após a análise dos problemas de negócio, segue-se uma fase de preparação em campo na China, após a qual os grupos trabalham à distância, de forma virtual, na pesquisa, análise dos dados e desenvolvimento das propostas, para depois apresentarem a solução às empresas
Neste caso, o desafio lançado pela Sumol+Compal, a líder em Portugal em bebidas não alcoólicas, é o de desenvolverem um Plano de Negócios e Estratégia de Marketing que permita à empresa pelo menos triplicar o seu negócio no país, mantendo os pontos fortes e procurando alternativas que possam servir melhor os consumidores da região.
O The Lisbon MBA International resulta de uma parceria entre a Nova SBE, a Católica Lisbon e o MIT SLoan e é integralmente lecionado em inglês. O programa inclui a estadia de um mês no campus do MIT, em Boston, e a possibilidade de realização de um estágio numa empresa internacional ou integração num International Lab, ou a participação no Entrepreneurship Hub em parceria com a Startup Lisboa.