Todos os bons líderes têm em comum certas características. Quer ser um deles? Então desenvolva as cinco principais

É sabido que um mau chefe pode arruinar tudo o que um profissional gosta no seu trabalho. Mas e os bons chefes? Aqueles que apoiam o desenvolvimento de carreira das suas pessoas, que valorizam as suas equipas e dão feedback? Os bons líderes existem e andam por aí.

A verdade é que gerir é difícil. É fácil cair em maus hábitos, passar a responsabilidade para terceiros, ou “descarregar” a pressão nos colaboradores. Ainda assim, o esforço para ser um líder melhor é fundamental e vai mais além do fazer o que é certo. Ser o tipo de chefe para quem as pessoas desejam trabalhar significa menos colaboradores a saírem da empresa, ou que fiquem mas não sejam produtivos.

Quais os passos para ser um líder melhor? A Fast Company partilha uns que constituem um bom ponto de partida:

Confiar nos colaboradores

A principal queixa que os colaboradores têm sobre seus chefes é a microgestão e isso decorre da falta de confiança. Os bons chefes, por outro lado, confiam que os seus colaboradores sejam adultos inteligentes e capazes. Concentram-se nos resultados em vez de perder tempo preocupados se as coisas serão feitas exactamente como eles as fariam.

Deixar o ego de lado e pôr as mãos na massa

Provavelmente já ouviu a expressão “não pedir a alguém para fazer um trabalho que você mesmo não faria ou não fez sozinho”. Bons chefes não são ditadores que dão ordens; entendem o conceito de carga de trabalho razoável e não se consideram acima de qualquer trabalho. Na verdade, ajudar sempre que necessário é uma boa forma de lembrar aos gestores que estão afastados das tarefas do dia-a-dia e mostram que fazem parte da equipa.

Celebrar o progresso e dar feedback construtivo

São lados diferentes da mesma moeda e igualmente importantes. Até pode ter o melhor chefe do mundo, mas se o seu trabalho nunca for reconhecido vai acabar por sentir que não faz sentido esforçar-se tanto. E se cometer erros ou tiver lacunas de competências ou conhecimentos, um chefe “simpático” que não o apoia a melhorar não está a ajudar nada no desenvolvimento da sua carreira.

Ver os colaboradores primeiro como pessoas

O trabalho não é a sua família; bons chefes sabem disso e respeitam o facto de os seus colaboradores terem vidas pessoais, obrigações familiares e interesses que, às vezes, precisarão de ter prioridade. Bons líderes reconhecem os seus colaboradores como pessoas e dão-lhes espaço e flexibilidade quando é necessário.

Comunicar e ser honesto

Não pode esperar que os colaboradores se sintam motivados se não entenderem o objectivo do seu trabalho. A missão de um bom chefe – especialmente um gestor intermédio – é comunicar claramente o que sabe às suas equipas. A ambiguidade leva a especulação, preocupação e confusão, especialmente em tempos difíceis. Bons chefes partilham o máximo possível e admitem quando há coisas que não sabem.

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