TP: A celebração que se tornou um marco de sustentabilidade

A responsabilidade corporativa tem vindo a transformar-se num pilar para as empresas, e conciliar eventos de grande escala com um impacto ambiental positivo é o grande desafio.

 

Na TP em Portugal, líder global em serviços digitais, este desafio foi transformado numa oportunidade para reforçar o seu compromisso com o futuro. A TP em Portugal junta mais de 120 nacionalidades e 38 idiomas. O TP Arraial, evento anual de confraternização entre as suas pessoas, é o expoente máximo dessa diversidade. Ao longo dos anos, a empresa integrou várias medidas de sustentabilidade na sua organização, como a redução do uso de plástico de utilização única, papel, e a implementação de energia 100% verde.

Mas, em 2025, a ambição levou a TP em Portugal mais longe. O objectivo deixou de ser apenas a celebração da cultura e união, e estendeu-se à intenção de o fazer deixando um legado positivo e mensurável. O grande desafio tornou-se claro: transformar um megaevento com mais de 10 mil pessoas numa demonstração real de compromisso ambiental, indo além das acções visíveis e alcançando a neutralidade carbónica.

 

O caminho para o carbono zero®
A resposta foi encontrada na certificação Carbono Zero®. Para a TP em Portugal, este não é apenas um selo, mas um processo rigoroso que reflecte a sua dedicação contínua. A empresa trilhou caminho para quantificar, reduzir e compensar as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) geradas pelo TP Arraial 2025.

O processo, conduzido com base na metodologia internacional do The Greenhouse Gas Protocol, calculou um total de 46 toneladas de CO2 equivalente (CO2e). Estas emissões, associadas a transportes, consumo de energia e resíduos, foram integralmente neutralizadas através do apoio a projectos florestais em Portugal, certificados pela Ponto Verde Serviços, entidade de referência na área da sustentabilidade. Esta iniciativa garante que o carbono emitido é capturado e armazenado em ecossistemas nacionais, fechando o ciclo e tornando o evento neutro em impacto climático. UM

 

Compromisso além do evento
A certificação do TP Arraial não é um acto isolado, mas sim o reflexo de uma cultura de sustentabilidade profundamente enraizada na TP em Portugal. A empresa acredita que a responsabilidade ambiental deve ser vivida no dia-a-dia.

Este compromisso manifesta-se em várias frentes:

Citizen of the Planet: Um programa interno que incentiva as pessoas a serem agentes de mudança através de acções práticas, como a plantação de árvores, a limpeza de praias e rios, manutenção da floresta nativa, entre outros programas de consciencialização para a mudança de hábitos.

Infraestruturas Verdes: Os escritórios da empresa são alimentados por energias renováveis e equipados com sistemas de iluminação inteligentes para maximizar a eficiência energética.

Mobilidade Sustentável: A frota de veículos da empresa está em plena transição, sendo que 61% dos veículos já são híbridos ou eléctricos, reduzindo significativamente a pegada de carbono das operações diárias.

Para a TP em Portugal, cuidar do Planeta é uma extensão do seu cuidado com as pessoas. Ao promover um ambiente de trabalho mais sustentável e ao dar este exemplo no seu maior evento de celebração, a empresa não só reforça a sua liderança, mas também procura inspirar as suas pessoas, parceiros e outras empresas a contribuírem activamente para um futuro mais verde.

 

Este artigo faz parte do Especial “Responsabilidade Corporativa” que foi publicado na edição de Setembro (nº. 177) da Human Resources.

Disponível nas bancas e online, na versão em papel e na versão digital.

Ler Mais