Trabalha no sector do Turismo e Lazer? Saiba quais são os perfis mais procurados

O sector do Turismo e Lazer foi um dos mais afectados pela pandemia COVID-19, contrariando a tendência de crescimento que se verificava em anos anteriores. A conjuntura instalada forçou o sector a adaptar-se à nova realidade para poder sobreviver e dar resposta às novas necessidades dos consumidores, nomeadamente manter e estabelecer serviços à distância.

 

De acordo com dado do Guia do Mercado Laboral 2021 (GML) da Hays, esta situação exigiu investimentos em novas áreas por parte dos players do sector, levando à necessidade de recrutar perfis com outras competências técnicas, nomeadamente na área do Digital.

Andreia Fernando, Section manager na Hays Portugal refere que «relativamente aos perfis mais procurados, temos uma nova tendência que é a procura por perfis com funções de marketing digital, com conhecimentos em CRM. Minimizar as barreiras que se fizeram sentir pela COVID-19 é o principal foco e, com isso, surge a necessidade de ter uma forte presença nas redes sociais e gerir métodos de comunicação rápidos e diretos com o cliente, através de meios de marketing digital. Ainda assim há uma grande escassez destes perfis de CRM com experiência no setor, fazendo com que este seja um perfil difícil de identificar».

O GML 2021 revela ainda que o aumento de serviços de food delivery e a reabertura dos restaurantes levou a que os perfis de chefe de Cozinha ou chefe executivo de Cozinha fossem dos mais procurados em 2020 e também um dos mais difíceis de identificar – tanto pela escassez no mercado, como pela inflação salarial.

O perfil de Revenue manager foi também um dos mais procurados, pela necessidade de se definirem os preços dos alojamentos – quer no próprio site, como em sites parceiros, conseguindo retirar o maior proveito desta fase de mercado. Para além deste, a função de F&B Manager, que gere a logística de Food & Beverage do hotel,  foi também bastante procurada.

Apesar de todas as adversidades, verifica-se um Verão marcado pelo turismo interno, registando-se um crescimento de negócio para a gestão de mercados de alojamento local e um maior fluxo turístico em regiões do interior e litoral do país.

Andreia Fernando acrescenta que «se verifica uma mudança de hábitos por parte dos consumidores, onde as actividades presenciais tiveram que dar lugar às virtuais e as viagens para fora foram reduzidas, acentuando a tendência de serem feitas cá dentro. A adaptação dos negócios às circunstâncias atuais, com a aposta num serviço seguro, permitindo uma boa experiência ao consumidor será essencial – está terá de ser a forte aposta dos empresários».

Relativamente aos perfis mais solicitados, o GML 2021 prevê que se deverá manter a procura elevada procura de perfis com funções ligadas ao digital, perspectivando-se algum um aumento salarial nesta área, tendo em consideração a possível escassez no mercado deste tipo de perfis.

Ler Mais