![](https://hrportugal.sapo.pt/wp-content/uploads/2018/09/feng-shui.jpg)
Trabalhar com menor desperdício de energia
O Feng Shui pode, e deve, ser aplicada nas empresas. tendo por objectivo criar um ambiente confortável onde as pessoas possam trabalhar com elevado rendimento. Saiba como tirar o melhor partido desta disciplina de origem chinesa.
Por Alexandre Saldanha da Gama, consultor de Feng Shui e criador da Marca Feng Shui Integrativo (www.alexandregama.com)
Com o Feng Shui, os colaboradores encontram melhor ambiente de trabalho, mais harmonioso e saudável, e com menos stress, uma maior satisfação, valorização e apreciação do seu desempenho, bem como um sentimento de maior controlo, confiança e realização com sucesso e progresso na carreira. Mesmo para quem não sabe ou não acredita, o ambiente torna-se mais calmo e as pessoas mais bem-dispostas.
Por sua vez, os chefes hierárquicos reconhecem nos seus colaboradores maior cooperação e motivação, a criatividade e inovação são estimuladas, os conflitos e tensões nas equipas de trabalho diminuem bastante, assim como as faltas e a rotatividade de pessoal. Desta forma, para além da melhoria na produtividade e nos relacionamentos, a liderança torna-se mais eficaz, há um aumento da eficiência na utilização do edifício, espaço e equipamentos e, consequentemente, um maior rendimento, mais vendas, clientes fiéis e melhoria dos lucros.
Utilizando ferramentas simples como a luz, o som, a cor, a vida e o movimento, o Feng Shui permite prever e ajudar a mudar situações da vida. Através do estudo dos diferentes layouts dos espaços que permitem procurar situações de maior segurança e foco no trabalho, e pelo estudo da energia de cada colaborador, podemos tirar mais e melhor partido das potencialidades e qualidades de todos.
Organize o seu espaço de trabalho:
– Se no seu trabalho utiliza uma secretária, certifique-se de que esta é de tamanho adequado à função que desempenha.
– Deve ter a secretária posicionada em local que lhe dê maior controlo sobre o espaço e zonas de passagem.
– Dê prioridade a materiais naturais e evite os sintéticos.
– Utilize plantas vivas sempre que possível.
– É preferível ter uma secretária vazia a uma carregada de material.
A importância da luz
A qualidade da luz utilizada é uma das chaves para o conforto e sensação de bem estar.
Um espaço pouco iluminado, sombrio e escuro, contribui para um ambiente frio e húmido e provoca uma sensação de estagnação, levando a tristeza e passividade.
Um espaço com iluminação em excesso, favorecendo o calor e a actividade excessiva, provoca uma sensação de agitação e leva facilmente a estados de stress e irratibilidade.
Um espaço bem iluminado é aquele que cumpre com as necessidades de quem o utiliza, e para isso podemos utilizar diferentes técnicas:
– Focos de luz vertical no sentido de baixo para cima ajudam a ter um ambiente de energia progressista, moderna e aventureira.
-.Feixes de luz encaminhados em variadas direções (exemplo da bola de espelhos ou vidro multifacetado), ajudam a um ambiente ativo e dinâmico.
– Luzes baixas, com abajures promovem ambientes calmos e confortáveis.
– Luzes que limitam espaços, como acontece no caso de candeeiros de secretária e na iluminação de nichos ou peças de arte, orientam e guiam a atenção das pessoas.
– Uma iluminação difusa, tipo manchado de luz e sombra ou reflexos de vidro ou água, ajuda a um ambiente tranquilo e relaxante.
P.S Alexandre Saldanha da Gama vai estar presente na 11.ª edição do GreenFest, um dos maiores eventos, de Portugal, dedicado à sustentabilidade, que se realiza entre 11 e 14 de Outubro, no Centro de Congressos do Estoril.
Veja também estas notícias.