Trabalho temporário especializado cresce 18% em 2013

Portugueses com mais dificuldade em equilibrar trabalho e lazerA Page Personnel revela que a contratação temporária representa uma oportunidade para a reinserção laboral e para o aumento da empregabilidade. Conheça as restantes conclusões do relatório aqui.

A Page Personnel Interim Management revela que, em 2013, os projectos de Trabalho Temporário Especializado aumentaram 18%, em comparação com o ano anterior, com as áreas de Logística, Serviços e sector Financeiro a representarem 60% dos projectos realizados pela divisão.

Os sectores de Logística, Serviços e Financeiro são os que mais peso têm nas colocações temporárias, com uma percentagem de 23%, 20% e 17%, respectivamente, do total das contratações.

A Page Personnel Interim Management mostra ainda que, apesar de não serem os sectores com maior representatividade, as Tecnologias de Informação, o sector Automóvel e as Telecomunicações tiveram uma contribuição relevante para o volume de contratações temporárias, com pesos de 15%, 11% e 10%, respectivamente.

Filipe Marques, consultor sénior da Page Personnel Interim Management, considera que a contratação temporária representa «uma oportunidade para a reinserção laboral e para o aumento da empregabilidade.»

Em termos de salários, 45% dos perfis contratados recebem uma remuneração entre os 20 000 e os 28 000 euros brutos anuais, com o perfil de controller de Gestão Financeira a ser um dos melhor remunerados, com um salário médio anual que pode oscilar entre os 25 000 a 33 000 euros – uma função, revela a consultora, que representou 13% dos processos de Trabalho Temporário Especializado realizados pela Page Personnel Interim Management.

A nível geográfico, a maioria da oferta de projectos de Trabalho Temporário Especializado para quadros técnicos médios e superiores, sobretudo em funções que exigem um alto nível de especialização, centra-se na capital, que concentra 71% das contratações temporárias. Já o Porto inverteu a tendência face ao estudo anterior e registou um crescimento de 19% no recurso ao Trabalho Temporário.

As funções Financeiras e de Recursos Humanos são as mais procuradas pelas empresas, representando 24% das contratações realizadas em 2013. No entanto, verifica-se um forte crescimento de perfis de customer service e atenção ao cliente, acrescenta o relatório.

Ler Mais