Três organizações portuguesas distinguidas nos prémios internacionais Startup Ecosystem Stars

A Unicorn Factory Lisboa, a Startup Portugal e a 351 Associação Portuguesa de Startups foram distinguidas nos prémios Startup Ecosystem Stars (SES) Awards 2025, liderado pelo International Chamber of Commerce (ICC), na categoria “Best-in-Class Startup Programs”.
Os prémios reconhecem programas e iniciativas que se destacam globalmente no apoio a startups, no desenvolvimento de ecossistemas empreendedores e na promoção da inovação, colocando Portugal entre os ecossistemas mais dinâmicos e colaborativos do mundo.
Os 54 vencedores desta terceira edição foram anunciados em Paris, numa cerimónia promovida pelo ICC e pela organização de inovação Mind the Bridge.
De acordo com o relatório Portugal’s Startup Ecosystem 2025, desenvolvido pela Startup Portugal em conjunto com a Informa D&B, já existem mais de cinco mil startups activas no país, que representam um volume de negócios de 2.9 mil milhões de euros. Estas empresas empregam cerca de 28 mil pessoas, um crescimento de 8% face ao ano anterior, e geram 1,5% das exportações nacionais, no valor de 1.6 mil milhões de euros.
As três organizações portuguesas têm contribuído de forma significativa para o desenvolvimento da inovação nacional, criando oportunidades reais para startups, atraindo talento e promovendo o crescimento do ecossistema. Entre 2022 e 2025, a Unicorn Factory Lisboa apoiou mais de 500 startups, através de programas que vão desde a incubação à internacionalização, e criou uma rede de seis hubs de inovação em áreas de forte crescimento em Lisboa.
Já a Startup Portugal, entre outros programas, além de publicar anualmente o Startup & Entrepreneurial Ecosystem Report, é responsável pelo programa Business Abroad, que, desde 2021, já levou mais de 400 startups a eventos internacionais, o Road 2 Web Summit, que já apoiou a ida de mais de 1000 startups à Web Summit, gere a Rede Nacional de Incubadoras (RNi) e organiza também a SIM Conference, que junta, em Maio, no Porto, mais de 3500 visitantes para promover ligações entre founders e investidores.
351 Associação Portuguesa de Startups também tem promovido o empreendedorismo desde a raiz, através de programas como o Techstars Startup Weekend, um fim de semana em que as equipas criam, validam e apresentam as suas startups em 54h, que durante o período de um ano contou com seis edições, no Porto, Lisboa, Coimbra, Albufeira, Évora e Viseu, nas quais participaram mais de 200 pessoas e foram criadas mais de 40 startups. Promove ainda a conexão entre actores do ecossistema nacional através do Community Leader Academy, iniciativa anual que capacita, conecta e guia 40 participantes, previamente seleccionados de acordo com o seu papel no ecossistema, com base na metodologia Techstars para a criação de comunidades locais de startups.
«A distinção nos SES Awards reforça o papel de Portugal enquanto centro de inovação a nível internacional. A aposta em inovação traduz-se em mais desenvolvimento económico e social, mais emprego e na retenção dos jovens. A Unicorn Factory Lisboa tem vindo a desenvolver a inovação em Portugal através de programas destinados a startups e de uma rede de hubs de inovação, onde ingressam mais de 300 startups por ano, e que conta com a estreita colaboração de empresas, investidores e universidades. Esta distinção vem reconhecer a importância do nosso papel e impacto», refere Gil Azevedo, director executivo da Unicorn Factory Lisboa.
«O reconhecimento atribuído no âmbito dos SES Awards mostra o trabalho contínuo da Startup Portugal como a entidade nacional para a promoção do empreendedorismo. Este prémio não seria possível sem o apoio de todos os players do ecossistema a trabalharem em conjunto: os founders, as incubadoras, os investidores, o Governo, as agências públicas e tantos mais que o compõem. De Norte a Sul do país, no continente e nas regiões autónomas, nunca esquecendo a Europa e o resto do mundo, esta distinção honra-nos por também mostrar que o esforço feito para que tenhamos não só mais startups portuguesas, mas também cada vez com mais com talento e provas dadas», indica Miguel Aguiar, director Executivo da Startup Portugal.
«Este prémio é um reconhecimento colectivo da força do ecossistema português. A missão da 351 é tornar Portugal num dos melhores países do mundo para lançar uma startup, de forma acessível, inclusiva e colaborativa. Receber esta distinção internacional valida o trabalho de centenas de voluntários, parceiros e fundadores que fazem parte da nossa comunidade, e reforça o nosso compromisso em continuar a apoiar quem empreende, desde a ideia até à escala global», explica Elisa Tarzia, vice-presidente da 351 Associação Portuguesa de Startups.