Três sugestões de livros para um fim-de-semana de confinamento
Com o regresso do confinamento obrigatório, aproveitar o fim-de-semana para dedicar algum tempo à leitura pode ser uma boa opção. A pensar nisto, a Bertrand sugere três livros.
Buracos Negros: As Palestras Reith da BBC, de Stephen Hawking
Todos os anos a BBC convida uma personalidade para desenvolver, num tema à sua escolha, um ciclo de palestras conhecidas como as Palestras Reith. Em 2016, o palestrante foi o professor Stephen Hawking, e o tema, os buracos negros.
Na obra, Stephen Hawking faz uma visita guiada à história dos buracos negros e argumenta que quanto mais perto estivermos de entendê-los e o modo como eles desafiam as nossas noções de tempo e espaço, mais perto estaremos de desvendar os segredos do Universo. Escritas com simplicidade e o sentido de humor característico de Hawking, estas palestras, anotadas pelo editor de ciência da BBC, David Shukman, esclarecem de vez as nossas dúvidas sobre este fenómeno.
O livro conta com o prefácio de Vítor Cardoso, professor de Física e investigador no Instituto Superior Técnico, onde lidera o grupo de Gravidade do CENTRA, e introdução e anotações do editor de ciência da BBC, David Shukman.
Neste livro, Norman Lebrecht traça a influência e importância que várias personalidades judaicas tiveram na inovação científica e tecnológica, nas transformações políticas e sociais e nas revoluções culturais entre 1847 e 1947. Tendo como fio condutor uma corrente de angústia existencial num período em que os judeus viveram presos pelo temor de que os seus direitos de cidadania e liberdade de expressão sejam revogados, levando estas grandes mentes a pensarem o impensável.
A obra tem uma linguagem acessível e uma escrita sensível e empática e está organizado pela sequência de episódios marcantes que marcaram este período de 100 anos.