Uma ferramenta estratégia para o desenvolvimento das empresas

«Qualquer actividade de uma empresa que não seja o coração do negócio pode ser suscpetível de ser externalizada». Quem o defende é Javier Scherk, que identifica os benefícios do Outsourcing Comercial.

 

Por Javier Scherk, CEO da Winche Redes Comerciales

 

A alta competitividade entre as organizações torna cada vez mais importante para as empresas aumentarem a visibilidade e distribuição dos seus produtos. Tendo em conta a complexidade e especialização do mercado, cada vez mais empresas decidem concentrar esforços no seu negócio principal e entregar outras áreas da empresa a terceiros. A área comercial é disso exemplo, até porque o know-how especializado das empresas de outsourcing pode constituir uma clara vantagem.

O Outsourcing Comercial consiste em entregar os recursos de vendas e a sua gestão a uma empresa externa, que fica responsável pela coordenação de toda a equipa comercial, desde a selecção, formação e contratação até à gestão das despesas. A flexibilidade e a especialização, são sem dúvida, as razões que mais pesam na decisão de recorrer ao outsourcing, pois assim os clientes ficam com mais tempo para se concentrar no seu negócio, sem perder o seu poder estratégico.

Qualquer actividade de uma empresa que não seja o coração do negócio pode ser suscpetível de ser externalizada. Como um dos objectivos mais procurados pelos empreendedores se baseia no aumento da rentabilidade, as empresas de terceirização oferecem uma maneira de alcançar a rentabilidade desejada se determinados serviços forem terceirizados, o que permite obter maior desempenho e possibilidade de economia de custos.

A redução de custos é precisamente outro dos factores que pesa na decisão das empresas de contratar o outsourcing comercial. Esta poupança é tanto ao nível dos custos directos como dos indirectos. Contratação, formação ou constituição de uma equipa técnica para desempenhar esta função são apenas alguns dos custos associados.

O processo de terceirização permite assim melhorar o rendimento dos negócios, da qualidade do processo de externalizar, assim como a transformação dos custos fixos em variáveis, o desenvolvimento estratégico frente a outras empresas do setor e o acesso a tecnologias especializadas.

Por vezes, o Outsourcing Comercial é confundido com Trabalho Temporário, mas é importante entender as diferenças entre estes dois prestadores de serviços, que pouco ou nada tem em comum. O Outsourcing Comercial fornece uma equipa com grande experiência em marketing e vendas, bem como a força de vendas que vai estar no terreno. Além disso, a terceirização oferece uma clara vantagem sobre as empresas de trabalho temporário: maior competitividade. A terceirização tem custos mais baixos para as empresas ao oferecer desde um contrato comercial muito mais vantajoso até benefícios legais e fiscais que se refletem numa clara redução nos custos gerais. Além disso, tanto a empresa contratada como a empresa de terceirização compartilham a responsabilidade pelos resultados devido à gestão completa de todos os processos. Nas empresas de trabalho temporário, o serviço é baseado apenas em disponibilizar à empresa os recursos humanos, sem coordenação ou gestão, portanto, o valor agregado é muito menor.

Em suma, as propostas de valor das empresas de outsourcing estão focadas em tornar-se um sócio estratégico da empresa, proporcionar o conhecimento dos melhores profissionais, reduzir custos, liderar recursos financeiros, reduzir riscos e melhorar a gestão de funções complexas ou difíceis de controlar.

Colocar nas mãos de quem sabe será certamente a melhor estratégia. Não é por acaso que o Outsourcing Comercial se encontra numa fase de forte desenvolvimento e expansão, tendo-se convertido numa ferramenta estratégica e numa alavanca fundamental para o crescimento das empresas.

 

 

 

Ler Mais
pub


Comentários
A carregar...

MULTIPUBLICAÇÕES

Marketeer
Máscaras da Labrador revertem a favor do Banco Alimentar
Automonitor
Novos Mercedes-AMG E 53 4MATIC+ Coupé e Cabriolet