Uma liderança partilhada

JorgeBatistaJorge Batista, co-CEO e co-fundador da PRIMAVERA Business Software Solutions, conta como transformar uma empresa portuguesa numa marca de referência global.

No meio da crise de 1993, Jorge Batista e José Dionísio criaram a PRIMAVERA, que desenvolve e comercializa soluções empresariais de gestão.

«Muitas vezes perguntam-me “então como é isso de serem dois CEO? Funciona?”, como se a co-liderança fosse contra tudo o que está escrito nos manuais», sublinha Jorge Batista, assumindo que a co-liderança é um dos principais activos da empresa.

«Os últimos 20 anos foram dedicados a acarinhar e a fazer crescer a PRIMAVERA e a transformá-la na empresa que é hoje», conta Jorge Batista. Hoje, a empresa é líder no mercado nacional de software de gestão empresarial, contando com mais de 40 mil organizações clientes em 20 países e escritórios em Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Espanha e Dubai. «A PRIMAVERA é o espelho da gestão que sabemos fazer e dos valores por que nos norteamos. É hoje uma das últimas software-houses na Europa que não foram incorporadas por nenhuma multinacional e uma marca de referência. Orgulhamo-nos do impacto que temos nos mercados, do papel na sociedade, do élan da equipa e da transparência do modelo de negócio. Os resultados atingidos, a liderança destacada em todos os mercados onde temos presença física (excepto em Espanha) e as 25 mil organizações com contratos de continuidade que usam o nosso software todos os dias», sublinha.

Em conversa, Jorge Batista partilha um percurso profissional a «grande velocidade», como assume, fala dos trunfos da empresa, das ambiciosas metas e o que fez da PRIMAVERA um case study no mercado das tecnologias.

Leia a entrevista completa na edição de Setembro da Human Resources Portugal, nas bancas.

Ler Mais