Universal Robots reforça presença em Portugal

A empresa dinamarquesa nomeou Miguel de Oliveira para o cargo de director de desenvolvimento de negócio no nosso país.

 

O responsável tem como principal missão o «fortalecimento e consolidação da estratégia comercial da empresa no mercado nacional, através do estabelecimento de novas e estreitas parcerias com clientes e do reforço do suporte ao seu distribuidor EPL – Mecatrónica & Robótica», destaca-se em comunicado.

Miguel de Oliveira, licenciado em Engenharia Eletrotécnica pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) e pós-graduado em Gestão Comercial pela Faculdade de Economia a Universidade do Porto (FEP), conta com mais de quinze anos de experiência no âmbito da robótica e da automatização de processos industriais. Antes de integrar a Universal Robots, foi gestor de vendas da unidade de negócio de Robótica na multinacional ABB em Portugal, empresa onde desempenhou igualmente as funções de gestor de canal e engenheiro de vendas.

O novo director de desenvolvimento da Universal Robots salienta que «a robótica colaborativa representa uma nova era na automatização industrial» e revela que o seu desafio será «dar a conhecer às PME [pequenas e médias empresas] portuguesas soluções de automatização que até agora apenas estavam ao alcance das grandes empresas. Queremos continuar a reduzir a barreira da automatização e a impulsionar os cobots [robô destinado a interagir fisicamente com humanos] para novas aplicações que beneficiem empresas de todas as dimensões”.

A Universal Robots, que recentemente celebrou dez anos desde a venda do seu primeiro robô, pretende entrar em novos sectores industriais em Portugal e, com os seus robôs colaborativos, permitir a automatização de muitos processos.

De acordo com dados da Associação de Indústrias Robóticas (RIA), os cobots constituem actualmente o segmento de maior crescimento da automatização industrial, estimando-se que, em 2025, o seu número venha a ser dez vezes superior, representando 34% de todas as vendas de robôs industriais.

Veja também estas notícias.

Ler Mais