
Vai ter uma entrevista de emprego? Estes são os erros que não pode (mesmo) cometer
Os momentos de entrevista com o possível empregador são mesmo o momento de maior pressão, o que pode provocar alguns erros não tão benéficos para o candidato e que muitas vezes representam factores de exclusão.
De forma a colmatar a frequência destes erros, o Alerta Emprego, portal de emprego online, reúne, alguns erros que são regularmente cometidos nas entrevistas de emprego, mas que devem ao máximo ser evitados.
1. Não estar devidamente preparado
A preparação prévia para a entrevista é um ponto fulcral para se ser bem-sucedido no processo e conseguir-se a vaga. Isto pode ocorrer quando os candidatos são contactados e não se recordam da candidatura ou não revelam estar bem informados sobre a empresa ou função durante a conversa. Estudar a página online da organização, ler notícias sobre a mesma e pesquisar mais acerca do recrutador pode evitar que este erro seja cometido.
2. Chegar atrasado ou faltar à entrevista
Chegar atrasado ou faltar ao primeiro contacto com a empresa dá ao candidato uma imagem pouco profissional e mostra desinteresse relativamente à oportunidade a que se candidata, bem como falta de compromisso. O profissional deve sempre tentar confirmar a sua presença com antecedência e estar uns minutos mais cedo no local, assegurando que tudo corre como esperado.
3. Não fazer questões e não destacar competências
Fazer questões sobre a empresa e vaga, principalmente no final da conversa, é um dos pontos fundamentais durante uma entrevista de emprego. Esta atitude mostra que o candidato está de facto empenhado em ingressar na empresa e no seu respetivo dia-a-dia, bem como nos seus valores e missão.
4. Ter uma postura desadequada
Adoptar uma postura correta é essencial para conseguir prosseguir no processo de recrutamento. Os candidatos devem evitar ter uma imagem descuidada ou não fazer contacto visual com os recrutadores, sob risco de demonstrarem desleixo e insegurança. Também a roupa que levam para a conversa deve ser pensada, não devendo ser informal.
5. Levar um acompanhante para a conversa
Ser entrevistado é um momento pessoal, pelo que, embora pareça pouco provável, ir a uma entrevista acompanhado é um dos principais erros relatados pelas empresas. Além de ser desaconselhado, caso exista um acompanhante o mesmo não deverá intervir na conversa no lugar do candidato.